domingo, 28 de agosto de 2011

Acervo do Jornal do Brasil aberto para consulta

Todas as edições do Jornal do Brasil , desde 1891 até 1999, foram digitalizadas e estão disponíveis no site:

http://news.google.com/newspapers?nid=0qX8s2k1IRwC

A consulta é gratuita.

2ª Jornada de Estudo Internacional sobre Poéticas da Oralidade da UEPB

Fonte: http://www.uepb.edu.br

Para o mestre sem cerimônia da 2ª Jornada de Estudo Internacional sobre Poéticas da Oralidade da UEPB - o mestre do repente Oliveira de Panelas - a voz dela é uma partitura em nossa literatura. Nas palavras de reitora da UEPB, professora Marlene Alves Sousa Luna, ela é a síntese da mulher nordestina, trabalhadora, mãe, guerreira, intelectual. A homenageada do evento é a dramaturga Lourdes Ramalho, que ouvia emocionada as manifestações de apreço e admiração pela sua obra, seguidas de palmas da grande plateia que foi prestigiar o evento iniciado hoje (19) pela manhã, no Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande.

A mesa de abertura contou com a presença da reitora, da coordenadora do evento, Joseilda Diniz, de George Ramalho, filho de Lourdes Ramalho e da secretária municipal de Cultura, Eneida Agra Maracajá.

A dramaturga, que sentada na primeira fila, assistia ao desenrolar da cerimônia que abriu a Jornada, disse que para ela o dia de hoje era especial, um momento muito feliz em sua trajetória.

Dado o caráter descontraído do evento, sugerido pela própria homenageada, a reitora explicou que a Jornada bem poderia ser alcunhada de “Um dia com Lourdes Ramalho”. “E assim veríamos que esse breve espaço de tempo seria muito pouco para visitar sua rica obra ainda em construção. A UEPB sente-se muito feliz por homenagear essa mulher tão nordestina quanto um umbuzeiro fincado num oitão de uma casa sertaneja ou caririzeira”, explicou.

A reitora salientou que a UEPB continuará investindo e apostando na cultura e na arte, na preservação e difusão cultural, na ciência e na capacidade humana de melhorar o mundo. “Da mesma maneira que envidamos esforços para o Festival Internacional de Música, apoiamos o Festival de Inverno, realizamos o Comunicurtas e efetuamos a construção de equipamentos culturais, como o Museu de Arte da UEPB e o Museu de Arte Popular da Paraíba, seguiremos incentivando a música, a dança e a arte em geral como forma de educação e humanização, seja na comunidade de Guabiraba, em Campina Grande, Guarabira, Monteiro, João Pessoa, Patos, Lagoa Seca, Araruna e Catolé de Rocha, entre outras localidades da Paraíba”, ressaltou.

A coordenadora do evento, professora Joseilda Diniz, que o planejou junto com Lourdes Ramalho, “a quatro mãos”, explicou que a execução da Jornada se dá com foco na espontaneidade, a partir de uma proposta centrada numa aprendizagem que ocorre para além do espaço acadêmico, através da empatia e da troca de afetos, criando um conhecimento que vem de dentro, das nossas raízes.

A professora emérita e diretora da equipe brasileira do Centre de Recherches Latino- Américaines – CRLA-ARCHIVOS e Fonds Raymond Cantel, da Universidade de Poitiers, França, grande divulgadora da obra de Lourdes Ramalho, destacou o lançamento da obra de Lourdes Ramalho na prestigiosa edição Arquivos Teatrales de Espanha- Galiza, em co-edição com a Editora Universitária da UEPB (EDUEPB). Esta é a primeira co-edição internacional da UEPB e segundo Ria, vem salientar a importância da obra da dramaturga no cenário do teatro nordestino, brasileiro e internacional.

George Ramalho agradeceu a Universidade Estadual da Paraíba pela homenagem e pela co-edição do livro de sua mãe com a EDUEPB. “É uma circunstância ímpar, uma verdadeira festa para todos nós”, explicou.


Participação efetiva do Departamento de Comunicação da UEPB

A professora do Departamento de Comunicação Social da UEPB (Decom), Goretti Sampaio, que também participou da abertura da Jornada, enfatizou o trabalho do Departamento para a boa execução do evento. Participando da cobertura do evento e de sua realização como um todo, estavam alunos do 3º ano do curso de Comunicação, além de cinco técnicos do Decom. O trabalho é efetuado com a premissa de ofertar um produto multimidiático, de acordo com Sampaio, dispondo ainda da transmissão direta do evento pela internet a todos os interessados, por meio do portal da UEPB.

Através do Departamento também foi realizado um vídeo que emocionou a todos os presentes, discorrendo acerca da vida e obra de Lourdes Ramalho, contendo ainda depoimentos de amigos e admiradores da escritora, a exemplo de Joseilda Diniz, Ria Lemaire, Saulo Queiroz, Hermano José e Rômulo Azevedo, entre outros. Com uma primorosa trilha sonora e fotografia, o material foi produzido por alunos do Decom, sob orientação técnica de Emerson Saraiva e coordenação de Goretti Sampaio.


Grande público

Estudantes do ensino fundamental, médio e superior de diversas universidades, além da UEPB, compareceram ao Teatro Municipal Severino Cabral em grande número, bem como integrantes da comunidade em geral, jornalistas e poetas. O exímio cordelista Manoel Monteiro também fez questão de participar da abertura da Jornada.

Para a aluna do ensino médio Ana Tássia Moura, de 17 anos, o evento revela-se como uma excelente oportunidade para conhecer um pouco mais da obra de Lourdes Ramalho. “Assisti uma peça dela chamada Frei Molambo e gostei muito. Vim prestigiar o evento especialmente para conhecer a criadora desse monólogo que me emocionou bastante e outras produções suas”, disse.

A programação da 2ª Jornada de Estudo Internacional sobre Poéticas da Oralidade da UEPB continua até as 21h de hoje. Um dos pontos altos do evento será a encenação da peça inédita de Lourdes Ramalho, intitulada Os Doidos de Santidade, sob a direção de Saulo Queiroz.

Confira aqui a programação completa.

Oziella Inocêncio

Literatura de Cordel na Bienal de Artes Brasileiras de Bruxelas

Fonte: http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=170660


3ª Bienal de Artes Brasileiras de Bruxelas_ as Artes como Fator de Integração_ o projeto realizado pela artista plástica e curadora Inêz Oludé da Silva, tem por objetivo de destacar a diversidade cultural brasileira e favorecer as relações interculturais entre o Brasil e os países da Europa.

Com uma programação diversificada e criativa a bienal propõe concertos, ateliês, exposição de artistas brasileiros residentes no exterior, exposição internacional de arte postal com a participação de mais de 200 artistas do Brasil e do mundo. Nosso objetivo é mostrar a visão de outros povos sobre o nosso país e ao mesmo tempo afirmar nosso lugar no mundo conquistado com a firmeza e a amizade do nosso povo. O momento atual é privilegiado para o Brasil. A simpatia criada pelo Presidente Luis Inácio Lula da Silva, incansável na sua cruzada do diálogo intercutural, levou a todos uma imagem positiva do Brasil .

Exposição de arte contemporânea de 29 de setembro a 23 de outubro de 2011,Casa das Culturas de Saint-Gilles,Rua de Belgrado 120 - 1060 Bruxelas. Apoio: Embaixada do Brasil,do Ministério de Relações Exteriores, (MRE) Prefeitura de St Gilles,Service de la Culture de Saint Gilles, Comissão Comunitária Francesa (COCOF),Europalia Brasil, Maison du Livre, Smart ASBL. [ siteweb: bienalbrasileiradebruxelas.be| blog: http://ilovebrazilianculture.bolgspot.com].

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Virtual Brazilian Anthropology – VIBRANT
Revista semestral publicada pela Associação Brasileira de Antropologia
ISSN 1809-4341

A VIBRANT recebe até 30 de setembro de 2011 contribuições na forma de artigos, resenhas e material audiovisual para composição dos seguintes dossiês: "Antropologia, cooperação e desenvolvimento" e "Antropologia Urbana", a serem publicados no número 9.1 (janeiro a junho de 2012). Está também aberta, até 30 de dezembro, a chamada para o dossiê sobre Antropologia e Imagem - edição 9.2. Mais informações na página da revista (http://www.vibrant.org.br/).

Fonte: www.abant.org.br


terça-feira, 16 de agosto de 2011

2º Concurso de Literatura de Cordel da Academia Caruarense de Literatura de Cordel

Regulamento do 2º Concurso Nacional de Literatura de Cordel

Tema: Cordel Contemporâneo

Promovido em parceria com Academia Caruaruense de Literatura de Cordel, FUNDARPE através do Programa SISTEMA DE INCENTIVO A CULTURA SIC/PE e Governo do Estado de Pernambuco, com a colaboração da ABLC – Academia Brasileira de Literatura de Cordel.

01. Academia Caruaruense de Literatura de Cordel - ACLC, situada na Rua Limoeiro Nº 295 Bairro Boa Vista I – CEP: 55038-010-Caruaru-PE em parceria com a FUNDARPE, através do Programa SISTEMA DE INCENTIVO A CULTURA SIC/PE do Governo do Estado de Pernambuco com a colaboração e a participação da ABLC – Academia Brasileira de Literatura de Cordel abrem inscrições para o 2º Concurso Nacional de Literatura de Cordel com o tema “Cordel Contemporâneo”.

02. O prêmio, para a edição de 2011, contemplará a categoria ADULTA, amador ou profissional de Literatura de Cordel e poderão participar Poetas residentes em qualquer lugar do Brasil, que apresentem cordéis com o mínimo de 08 e o máximo de 12 estrofes de seis versos (sextilha) e que obedeçam ao formato indispensável de métrica, rima e oração.

03. Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão formada por Poetas integrantes da ABLC – Academia Brasileira de Literatura de Cordel, sediada na Rua Leopoldo Fróis, 37 Santa Teresa - Rio de janeiro, Cep 20241-330, para onde serão enviados os cordéis concorrentes, em envelope fechado com duas cópias do texto.

04. Os autores candidatos apresentarão um envelope principal de entrega dos textos contendo em seu exterior apenas o nome do Concurso, (CORDEL CONTEMPORÂNEO), e o pseudônimo do autor. Não poderá ter remetente, apenas destinatário. Em seu interior haverá, além dos trabalhos objeto do concurso, outro envelope, lacrado, subscrito somente com o título do Concurso e o pseudônimo do autor. No interior deste, deverão conter o nome do autor, mais seus dados completos: nome, endereço, telefone, e-mail, cópia do RG, cópia do CPF, comprovante de residência, título do trabalho inscrito e pequena biografia (até 10 linhas).

05. A ABLC escolherá os dez melhores textos enviados, para serem apresentados na noite do dia 14 de outubro na cidade de Caruaru – PE, ocasião que será autorgada a premiação. Os dez autores selecionados serão transportados para a cidade Caruaru por conta da produção do evento, com passagens e hospedagens garantidas e gratuitas.

06. Os dez cordéis escolhidos serão recitados por seus autores e julgado por uma Comissão formada de Poetas Acadêmicos da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel. A comissão observará a temática e os elementos que compõem a literatura de cordel na sua essência: Métrica Rima e Oração

07. O prazo de inscrição: Até o dia 15 de setembro de 2011.

08. Fica vedada a inscrição de qualquer pessoa ligada diretamente (com laços familiares ou vínculos de trabalho) aos componentes das comissões de escolha (ABLC) e julgadora (ACLC).

08. Os Cordéis inscritos devem ser obrigatoriamente, inéditos e escritos em Língua Portuguesa. Entende-se por inéditos os que não tenham sido editados ou publicados (parcialmente ou em sua totalidade) em antologias, coletâneas, suplementos literários, jornais, revistas, Internet, exposições ou outras publicações. É da responsabilidade exclusiva da comissão julgadora analisar se os trabalhos enviados são ou não inéditos.

09. Ao efetivar a inscrição, o autor assume a autoria e a originalidade dos trabalhos inscritos, podendo responder, em caso contrário, por plágio, cópia indevida e demais crimes previstos na Lei de Direitos Autorais, bem como sua exclusão deste concurso.

10. A premiação será a seguinte: 1º lugar R$ 3.000,00 (Três Mil Reais); 2º Lugar R$ 2.000,00 (Dois Mil Reais) e o 3º lugar R$ 1.000,00 (Hum Mil Reais).

11. A organização do evento envolvendo os patrocinadores do festival, ACLC, ABLC, e FUNDARPE, terá acesso a 5% das publicações vencedoras, sem fins lucrativos, apenas para divulgação desses trabalhos.

12. Cada autor encaminhará aos endereços ou locais definidos os originais inscritos, podendo ser até dois (dois) trabalhos. As cópias impressas serão em papel branco (A4), digitadas.

13. Para a abertura, o intervalo e o encerramento do Concurso na noite do dia 14, se apresentarão como convidados e homenageados do evento os Poetas Repentistas: Ivanildo Vilanova, José Amâncio, Antonio Lisboa, Waldir Teles e os Nonatos.

14. Os originais não serão devolvidos.

15. A inscrição implicará, por parte do concorrente, na aceitação dos termos deste regulamento, bem como na cessão, sem ônus, dos direitos autorais dos trabalhos inscritos, para eventual publicação de uma primeira edição, bem como para divulgação dos trabalhos literários da Academia.

16. O concurso em pauta seguirá o seguinte calendário básico:

a) No dia 14 de outubro de 2011, serão apresentados e anunciados os ganhadores do Concurso no local do evento:

b) Os prêmios serão pagos em dinheiro e os cordéis serão publicados.

17. Não é necessário o participante enviar seus cordéis com capas de xilogravuras ou qualquer outro desenho. As inscrições são gratuitas, encerrando-se em 15 de setembro de 2011.

18. O evento será realizado para os Poetas, repentistas e cordelistas presentes e seus convidados. Será também aberto ao público, que receberá senha 30 min antes da sua abertura. ENTRADA FRANCA.

Hérlon de Figueiredo Cavalcanti

Presidente da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel

Gonçalo Ferreira da Silva

Presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel

Informações e esclarecimentos:

www.ablc.com.br

(21) 9985-6208 – Chico Salles.

sábado, 13 de agosto de 2011

Cordel conta 100 anos de Juazeiro do Norte

Por: Roberta Farias

Dividido nos períodos História do Juazeiro Antigo, Juazeiro de Hoje e Relembrando o Juazeiro, o livro em cordel 100 anos de Ju-azeiro Registrados no Cordel, da autora juazeirense Rosário Lustosa, que foi lançado em comemoração ao centenário de Juazeiro do Norte, é um apanhado histórico de tudo que aconteceu na cidade ao longo dos anos.

O título traz um contexto de símbolos e relíquias, como a letra dos hinos da cidade, da bandeira e informações sobre os primeiros capelães, vigários, políticos, além de uma listagem de construtores que ajudaram a cidade progredir. Estão citados nomes representativos nas áreas da saúde, educação, cultura, comunicação, entre outros segmentos.

A publicação é composta de 306 estrofes, que contabilizam cerca de 10 cordéis convencionais. A introdução é do renomado professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Gilmar de Carvalho, que elaborou o texto O cordel e o Juazeiro. Já o jornalista Geraldo Meneses cuidou da apresentação.

I Festival de Cordel de São Paulo

Evento do Centro de Tradições Nordestinas tem oficina de literatura, cinema e xilogravura

Fonte: Época São Paulo

CULTURA - ANDRES VERA - 10/08/2011

Poemas pendurados em cordas ou cordéis

De 11 de agosto a 6 de outubro, o primeiro Festival de Cordel de São Paulo traz para a cidade um apanhado de tradições nordestinas que sobreviveram ao tempo: literatura de cordel, sarau de repente, xilogravuras típicas. O cordel, poema popular cantado que retrata o dia a dia do nordestino, é o tema principal da festa.

Organizado pelo CTN, Centro de Tradições Nordestinas, o festival promove cinco oficinas de cordel e xilogravura, cinco sessões de cinema, quatro saraus de repente e a palestra “Literatura de Cordel – Origens, Características e Principais Poetas” conduzida pelo jornalista e estudioso de cultura popular Assis Ângelo.

O festival termina com um concurso para trabalhos amadores e profissionais de cordel. Os três vencedores serão premiados e os 20 melhores colocados terão sua obra enviada a bibliotecas públicas do Estado. A programação está dividida entre os bairros do Limão, Casa Verde, São Miguel Paulista, Jardim Peri Peri, Jardim Popular e Heliópolis.

Festival de Cordel. 11 de agosto a 6 de outubro. CTN – Centro de Tradições Nordestinas – Rua Jacofer, 615, Limão, tel: (11) 3488-9400. Veja a programação completa nos siteswww.ctn.org.br/festivaldecordel ou www.festivaldecordel.com.br. Inscrições para trabalhos pelo e-mail festivaldecordel@ctn.org.br
.

Concurso Literário da Universidade de Sorocaba (Uniso)

A Universidade de Sorocaba (UNISO) promove o 30 Concurso Literário da Universidade de Sorocaba. Neste ano o concurso será realizado com a Literatura de Cordel.
O regulamento está disponível na página da UNISO no seguinte endereço: www.uniso.br
A inscrição é gratuita e apenas um cordel poderá ser enviado.
O concurso receberá cordéis de todo o Brasil.
As inscrições serão aceitas até o dia 22 de agosto.


Fonte: Universidade de Sorocaba - UNISO

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

XV Mostra Internacional do Filme Etnográfico abre inscrições

Fonte: http://www.mostraetnografica.com.br/

REGULAMENTO


A 15ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico será realizada no Rio de Janeiro, de 17 de novembro a 24 de novembro de 2011, com sede no Museu de Folclore Edison Carneiro (IPHAN), um projeto da Interior Produções.

1. O festival aceita documentários de caráter etnográfico, em filme ou vídeo (DVD) incluindo programas para TV e filmes de pesquisa. Os filmes podem ter sido produzidos em película 35 e 16mm ou vídeo (HDV, Mini DV, DVCam).

2. Produções recentes, nacionais e internacionais, são aceitas independentes de sua data de realização para processo de seleção.

3. Os filmes e vídeos devem ser enviados para a Comissão de Seleção do Festival, em 02 cópias de DVD, para o visionamento. Sinopse, ficha técnica, fotografias e material de divulgação também devem ser anexados, preferencialmente em DVD/CD, para facilitar a organização do catálogo, assim como o procedimento da seleção final. Esta seleção, que será anunciada um mês antes do evento, é feita baseada nos filmes inscritos mas também por definição da curadoria.

4. Cópias em DVD dos filmes inscritos passam a fazer parte do acervo da Interior Produções para uso em consulta e pesquisa, itinerâncias do festival, podendo ainda ser doadas ao acervo de instituições culturais/educacionais apoiadoras do festival, por decisão da organização do mesmo, para uso exclusivo sem fins lucrativos, de caráter cultural, de pesquisa e em atividades educacionais, em concordância com diretores/produtores.

5. Deve-se observar, na ficha de inscrição, a correta referência aos dados dos filmes inscritos, principalmente em relação a duração, formato original/de exibição e legenda.

6. A Mostra se reserva o direito de fazer exibições públicas dos filmes e vídeos selecionados para programações que divulguem o evento, em itinerâncias do festival, sem ônus adicional.

7. As cópias dos filmes e vídeos selecionados para exibição durante o evento devem ser enviadas para a Interior Produções. Rua Major Rubens Vaz 298 Gávea. 22470070.Rio de Janeiro, RJ

8. O envio das cópias dos filmes e demais materiais de divulgação ficará por conta dos realizadores.

9. Ao se inscrever na Mostra o diretor/produtor do filme, detentor do direito de exibição, autoriza o Festival a exibição do mesmo em todas as situações descritas nesse regulamento sem qualquer ônus, assumindo a responsabilidade pelos direitos de imagem dos envolvidos nas realizações.

domingo, 7 de agosto de 2011

Lançamento: “CÂNTICO VORAZ DO PRECIPÍCIO”


Na próxima sexta-feira (dia 12 de Agosto), ás 19:30 horas, o escritor Bruno Gaudêncio lançará na cidade de Campina Grande, Paraíba, o livro “Cântico Voraz do Precipício” (Via Litterarum Editora, 68 pgs. 15 reais) no Centro de Cultura e Artes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), antigo Museu Assis Chateaubriand, localizado ao lado do Terminal de Integração.
“Cântico Voraz do Precipício” é uma coletânea de contos, produzidos pelo escritor entre os anos de 2006 e 2010. Segundo o autor “São ficções curtas que tratam sobre a experiência universal da morte, em seus aspectos humanos e desumanos, singelos ou inverossímeis. Muitas vezes abordadas de maneira quase exótica ou absurda. A coletânea possui duas sessões. A primeira traz contos mais simples, escritos numa primeira fase. A segunda parte possui contos mais próximos de uma prosa poética”.
Natural de Campina Grande (PB), o escritor Bruno Gaudêncio em 2009 publicou a coletânea de poemas O Ofício de Engordar as Sombras (Sal da Terra). Seu nome vem destacando na atual literatura paraibana, graças a sua atuação junto aos Núcleos Literários Blecaute e Caixa Baixa (respectivamente de Campina Grande e João Pessoa) e pela co-edição da Revista Blecaute, juntamente com seus amigos Jãn Macedo e João Matias de Oliveira.
“Cântico Voraz do Precipício” traz em sua capa a ilustração do artista plástico gaúcho radicado em São Paulo Guilherme de Faria (nome destacado das artes visuais brasileiras desde a década de 1960), contendo ainda, alguns comentários de Carlos Felipe Moisés, Rinaldo de Fernandes, Luis Fernando Emediato, entre outros.
Durante o lançamento, o livro será apresentado pelo escritor e historiador Jãn Macêdo (também membro do Núcleo Literário Blecaute) e contará com a apresentação musical do cantor e escritor Antônio Deah.
Via Litterarum, editora responsável pela publicação da obra, é ainda jovem no mercado (atuando apenas desde 2004), na cidade de Itabuna, estado da Bahia. Entretanto, neste pouco tempo, já publicou nomes importantes da literatura baiana e de outras regiões próximas, como Antonio Naud Júnior, Georgio Rios e Aleilton Fonseca.
Além de Campina Grande, neste segundo semestre o autor pretende lançar o livro em João Pessoa (durante o Agosto das Letras), em Areia (na ocasião do Festival de Artes de Areia - Setembro) e em Boqueirão (no Balaio Cultural - Novembro). Há ainda possibilidades de lançamento do livro nas cidades de Recife (PE) e Marechal Deodoro (AL).
O lançamento será um evento gratuito, sendo uma parceria do Núcleo Literário Blecaute conjuntamente com o Centro de Cultura e Artes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Contatos:
Bruno Gaudêncio (83) 8844 9131 e (83) 96695987
José Pereira (83) 9975 1746
Livro: Cântico Voraz do Precipício
Autor: Bruno Gaudêncio
Editora: Via Litterarum
ISBN: 9788598 493985
Páginas: 68
Preço: 15 reais
Bruno Gaudêncio Escritor, Jornalista e Historiador Co-Editor da Revista Blecaute Publicou: O Ofício de Engordar as Sombras (poemas) e Cântico Voraz do Precipício (Contos) Membro dos Núcleos Literários Blecaute e Caixa Baixa Mestrando em História - UFCG Graduado em Jornalismo e História - UEPB Blog: http://acasocaos.blogspot.com/ Twitter: http://twitter.com/BrunoGaudencio
Telefones: (83) 8844 9131 e (83) 9669 5987

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Manoel Monteiro na FLIT Tocantins

Fonte: Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Tocantis

Publicada em por Josélia de Lima em Educação

  • Foto: Manoel Lima/Seduc

    Manoel Monteiro falou dos avanços que o cordel teve ao longo dos anos, da sua importância como ferramenta auxiliar do professor em sala de aula e dos livros que são apreciados até pelos analfabetos

    Manoel Monteiro falou dos avanços que o cordel teve ao longo dos anos, da sua importância como ferramenta auxiliar do professor em sala de aula e dos livros que são apreciados até pelos analfabetos

O ícone do cordel no Brasil, Manoel Monteiro, conversou com a equipe da Assessoria de Comunicação da FLIT nesta terça-feira, 26. Ele e Moreira de Acopiara fizeram um duelo de poesias na Estação Cordel. Manoel Monteiro falou dos avanços que o cordel teve ao longo dos anos, da sua importância como ferramenta auxiliar do professor em sala de aula e dos livros que são apreciados até pelos analfabetos.

O poeta Manoel Monteiro explicou que no Brasil três livros são lidos com frequência: a Bíblia ou um livro indicado pelo líder da igreja; os folhetos de cordel e o lunário, que as pessoas consultam para saber as condições do tempo. São exemplares que até os analfabetos sabem de cor de tanto ouvir alguém contar.

Simpático e bem humorado, Manoel Monteiro vai falando sobre a evolução do cordel nos últimos anos. Ele trabalha para cinco editoras, uma delas, a FTD, que publicou coletâneas de clássicos reescritas na forma de literatura de cordel, como o Gato de Botas, um conto de Charles Perrout. A esse fenômeno, Manoel Monteiro, denomina de maioridade do cordel.

Manoel Monteiro frisou que o seu objetivo de vida é levar o cordel para a sala de aula. Essa tarefa tem sido um sucesso. “O cordel merece um estudo criterioso de pessoas comprometidas com o conhecimento”.

Ele contou uma história verdadeira, daquelas dignas de um folheto. Há 50 anos, Manoel Monteiro havia escrito um cordel denominado “A vida do filho de Antônio Cobra Choca”. Como nesta época Manoel Monteiro fazia cordéis para vender na feira, não deu muita importância para sua produção, acabou perdendo o original e não tinha mais exemplares. Anos depois, em uma escola de Londrina, Paraná, havia passado por lá, um divulgador do cordel da Paraíba, que tinha adquirido o exemplar do tal livro e contou a história na escola. De tanto que gostaram, mandaram fazer novos exemplares e um deles chegou até Manoel Monteiro, para alegria do seu criador.

Nesta nova roupagem do cordel, Manoel Monteiro conta que o seu objetivo não é para diversão, mas para que as pessoas passem a gosta de ler, porque a poesia é uma magia que atrai pessoas.

Para ser cordelista tem que ter comprometimento com a qualidade do que se produz, é necessário ser culto, saber das normas da Língua Portuguesa, porque a linguagem coloquial não contribui para o crescimento pessoal, diz Manoel Monteiro. “O cordel é vivo, não substitui nada na sala de aula, funciona como auxiliar do professor. Os lares estão cheios de objetos eletrônicos e poucos livros. O objetivo do cordel é fazer leitores”, afirma.

Um exemplo de como a literatura de cordel está sendo utilizada em sala de aula acontece na Escola Infantil Casinha de Brinquedo, em Campina Grande (PB), onde alunos de 4 a 5 anos publicaram seu primeiro volume, com textos e ilustrações de criação das próprias crianças. Manoel Monteiro enfatiza que além de ser para alunos de todas as idades e classes sociais, o cordel não é artigo nordestino, é artigo brasileiro.

28ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA)

28ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA)

Tema: “Desafios Antropológicos Contemporâneos”
Data: 02 a 05 de Julho de 2012
Local: PUC-SP

Este é o ÚLTIMO MÊS para inscrições de GTs e Mesas Redondas para a 28ª RBA. As propostas devem ser enviadas até 1º de setembro, exclusivamente pelo site (http://www.28rba.abant.org.br/). Lembramos que somente associados efetivos ou correspondentes em dia com sua anuidade poderão submeter propostas. Verifique se está em dia junto à secretaria da ABA através do e-mail aba@abant.org.br ou pelo telefone 55 61 3307-3754.


Lançamentos de livros

CEFAI, Daniel; MELLO, Marco Antônio da Silva; MOTA, Fábio Reis e VEIGA, Felipe Berocan (Orgs.), (2011), Arenas Públicas por uma etnografia da vida associativa. Rio de Janeiro: EdUFF.

LIMA, Roberto Kant (2011), A Antropologia da Academia: quando os índios somos nós. Rio de Janeiro: EdUFF.

LIMA, Roberto Kant; EILBAUM, Lúcia e PIRES, Lenin, (2011), Burocracias, Direitos e Conflitos: pesquisas comparadas em Antropologia do direito. Rio de Janeiro: Editora Garamond.

LOBÃO, Ronaldo (2011), Cosmologias Políticas do Neocolonialismo: como uma política pública pode se transformar em uma política do ressentimento. Rio de Janeiro: EdUFF. 2011.

MELLO, Kátia Sento Sé (2011), Cidade e conflito: guardas municipais e camelôs. Rio de Janeiro: EdUFF.

MIRANDA, Ana Paula Mendes e MOTA, Fábio Reis (orgs.) (2011), Práticas punitivas, Sistemas prisionais e Justiça. Rio de Janeiro: EdUFF.

PIRES, Lenin (2011), Esculhamba, mas não esculacha: uma etnografia dos usos dos trens urbanos no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: EdUFF.

SILVA, Edilson Marcio Almeida (2011), Notícias da violência urbana: um estudo antropológico. Rio de Janeiro: EdUFF.

SIMÕES, Soraya Silveira (2011), Vila Mimosa: etnografia da cidade cenográfica da prostituição carioca. Rio de Janeiro: EdUFF.

SIMÕES, Soraya Silveira (2011), Histoire et ethnographie d'une cité de Rio : La Cruzada São Sebastião. Rio de Janeiro: Editora Karthala.

Chamada para Artigos

Revista Antropolítica

A Antropolítica – Revista Contemporânea de Antropologia é uma revista científica com periodicidade semestral, que a partir da edição nº 30 (2º semestre de 2011) passa a circular de forma exclusivamente eletrônica. Cada número é composto por um Dossiê temático organizado por um docente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense - UFF ou por um pesquisador convidado, uma seção de artigos e uma terceira composta por resenhas. A Revista recebe submissões inéditas, em regime de fluxo contínuo, preferencialmente em português, ou ainda em espanhol, francês e inglês. Poderão ser aceitas também traduções para o português de artigos já publicados em outros idiomas. As submissões devem ser enviadas para antropoliticauff@gmail.com. Informações: http://www.revistas.uff.br/index.php/antropolitica.

Revista de Antropologia e Arte
A Proa: revista de antropologia e arte, vinculada ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, está recebendo contribuições para seu terceiro número, com publicação prevista para o final de 2011. Serão recebidos artigos inéditos, resenhas, propostas de tradução, relatos, de experiências , e entrevistas pertinentes às áreas: antropologia da arte, etnomusicologia, antropologia visual, sociologia da cultura, políticas culturais, patrimônio cultural material e imaterial, história social e cultural da arte e práticas artísticas contemporâneas. Serão aceitos textos escritos em português, espanhol, francês e inglês. As contribuições enviadas em línguas estrangeiras serão publicadas no idioma original. Enviar colaborações para contato@revistaproa.com.br até 15 de agosto de 2011. Informações: http://www.ifch.unicamp.br/proa/outrosII/colabore.html.

Revista Vivência
A Vivência – Revista de Antropologia, vinculada ao Departamento de Antropologia e ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRN, está recebendo contribuições para seu trigésimo nono número. São bem-vindos artigos inéditos, resenhas, propostas de tradução, relatos de experiências, e entrevistas pertinentes à antropologia. As contribuições devem ser enviadas até o dia 16 de agosto de 2011 para vivenciareant@yahoo.com.br.

Revista eletrônica Ñanduty
Em seu primeiro número, a revista trará o dossiê “Terras Indígenas”, organizado por Jorge Eremites de Oliveira e Levi Marques Pereira. Trata-se de um tema atual para o qual profissionais ligados à Antropologia, Arqueologia, História, Direito e campos afins têm se dedicado nos últimos anos, sobretudo em estados brasileiros com marcante presença indígena. Situação semelhante também ocorre em outros países latinoamericanos,
onde movimentos indígenas cada vez se opõem ao colonialismo e buscam sua autonomia e o reconhecimento de seus direitos frente ao Estado e às sociedades nacionais. Neste sentido, o objetivo do dossiê é trazer ao público um conjunto de artigos que possam contribuir para a compreensão do tema e a socialização de novos saberes sobre o assunto. As contribuições devem ser enviadas parananduty.ppgant@gmail.com até o dia 30 de agosto de 2011. Informações: Chamada.

Revista Mediações
A Comissão Editorial de Mediações, revista de Ciências Sociais, da Universidade Estadual de Londrina, receberá artigos para o Vol. 16, N.2, 2011. Este número trará o dossiê temático: Ecos do 11/09 - Dez anos depois. As contribuições serão aceitas, em português e espanhol, até 15 de setembro de 2011. Informações: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes.

Revistas – Novos números

RBSE – Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, volume 10, número 29, de agosto de 2011 - http://www.cchla.ufpb.br/rbse/.

Seleção de Mestrado e Doutorado (ABA)

Seleção para Mestrado e Doutorado na UERJ

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) abre inscrições para a seleção dos candidatos ao Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Curso de Mestrado e Doutorado, para turmas com início em 2012/1º semestre. Inscrições: 01 de julho a 12 de agosto de 2011 (mestrado) e 04 de julho a 12 de agosto de 2011 (Doutorado). Informações: Edital Mestrado / Edital Doutorado

Seleção para Mestrado e Doutorado na UnB
O Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília informa que estarão abertas as inscrições para o Exame de Seleção de Candidatos Residentes no Brasil para o Mestrado e Doutorado. Inscrições: 25 de julho a 24 de agosto de 2011 para o Mestrado e 25 de julho a 26 de agosto de 2011 para o Doutorado. Informações: www.unb.br/ics/dan / www.unb.br/posgraduacao/stricto_sensu/editais.php / (61) 3107-7293/7294.

Seleção para Mestrado e Doutorado na PUC-Rio
A PUC-Rio abre inscrições para os Cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais com início no primeiro semestre de 2012. Inscrições até 19 de setembro de 2011. Informações: www.soc.puc-rio.br.

Concursos e Seleções

Vaga de Assistente Editorial - Editora do Current Sociology
A editora do Current Sociology, Dra. Eloísa Martín, convida estudantes de pós-graduação de Ciências Sociais e áreas afins para aplicações para duas vagas de Assistente Editorial. Candidatos(as) em conclusão de Licenciatura/Bacharelado ou recém-doutores em Ciências Sociais ou áreas afins também serão bem-vindos. As atividades serão desenvolvidas na cidade do Rio de Janeiro. Inscrições até 19 de agosto de 2011. Informações: Chamado.

Processo Seletivo 2012 FUNAI/ UFMG para cursos de Graduação
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) informa que, estarão abertas, exclusivamente pela Internet, as inscrições ao Processo Seletivo 2012 FUNAI/ UFMG, para ingresso nos cursos de Graduação em 2012. Inscrições: 01 a 19 de agosto de 2011. Informações: Edital.

Eventos da Associação Brasileira de Antropologia

XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais
Data: 07 a 10 de agosto de 2011
Local: Universidade Federal da Bahia
Informações: www.conlab.ufba.br / conlab@ufba.br

Palestras, mostra audiovisual de Antropologia e Seminário: Antropologia de Raposa, pensando com Roy Wagner
Data: 08 a 11 de agosto de 2011
Local: Universidade Federal de Santa Catarina
Informações: Programação

Ciências na Vida: antropologia da ciência em perspectiva
Data: 10 a 12 de agosto de 2011
Local: Auditório do Instituto Latino Americano de Estudos Avançados (ILEA) – Campus do Vale, Prédio 43322 - Av. Bento Gonçalves, 9500 – Porto Alegre/RS
Informações: Cartaz / Programação

Museu Índia Vanuíre celebra Dia Internacional dos Povos Indígenas

Fonte: Boletim Eletrônico do IBRAM

Como resposta ao esforço empreendido por comunidades indígenas de todo o país no que diz respeito à preservação e transmissão de sua memória, o Museu Índia Vanuíre estende para além do dia 19 de abril a celebração do Dia do Índio.

Este é o mote do projeto “Todo Dia É Dia de Índio”, que na próxima quinta-feira (11), às 14h, traz mais um representante indígena para um intercâmbio com o público da instituição. Desta vez o convidado é Josué Carvalho, da etnia kaingang, que participará de uma conversa informal com os visitantes sobre o cotidiano da aldeia.

No dia seguinte, o museu programa outra atividade especial, desta vez para comemorar o Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado no dia 9 de agosto. Na sexta-feira (12), também às 14h, especialistas em antropologia e etnografia vão compor uma mesa-redonda para debater questões presentes no cotidiano dos povos indígenas como a exclusão, a discriminação e a pobreza.

O Museu Índia Vanuíre fica na Rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã (SP). Para mais informações: (14) 3491-2333.

Sala Escura da Tortura

Fonte: Boletim Eletrônico do IBRAM

A mostra Sala Escura da Tortura será inaugurada no Palácio Rio Negro (Petrópolis, RJ), no dia 10 de agosto. As obras denunciam a tortura e a exposição faz parte do projeto Marcas da Memória, da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. São sete telas dispostas em um semi-círculo em uma sala escura, pintadas pelos artistas Julio Le Parc (Argentina), Gontran Guanaes Netto (Brasil), Alejandro Marcos (Espanha) e José Gamarra (Uruguai). Originalmente, a mostra esteve no Museu de Arte Moderna de Paris, em 1973, passou por diversos países e agora volta ao Brasil, onde esteve em 2005, para percorrer várias cidades. Sala Escura da Tortura será inaugurada dia 10, e estará aberta ao público de 11 a 19 de agosto, de terça a sábado, das 10h às 17h.

Mais informações:www.salaescuradatortura.com.br.

3º Salão Internacional de Humor no Rio de Janeiro


Traço marcante da personalidade dos cariocas, o humor estará em foco no Museu Nacional de Belas Artes a partir da próxima semana. De 10 de agosto a 25 de setembro, o 3º Festival Internacional de Humor do Rio de Janeiro leva ao MNBA charges, cartuns e caricaturas em três exposições.

A terceira edição do evento será inteiramente dedicada ao humor gráfico, tradicional carro-chefe do festival. Além das exposições, a programação inclui o Concurso Nacional de Desenho de Humor, no qual o público escolhe os melhores desenhos de cartum, charge e caricatura expostos em uma das mostras.

Completam a programação as Oficinas de Desenho, que acontecerão todas as sextas-feiras, ao longo do evento, para turmas de crianças e adolescentes. Para se inscrever no curso, basta entrar em contato com a direção do MNBA e se cadastrar. Escolas que queiram levar seus alunos para participar do projeto também podem entrar em contato.

Mais informações no site do evento.

Década do patrimônio museológico

Fonte: Boletim Eletrônico do IBRAM

Ministros de Cultura e delegações de países ibero-americanos reunidos na 14ª edição da Conferência Ibero-americana de Cultura, realizada na terça-feira (2/8) em Assunção, Paraguai, afirmaram o compromisso de retomar os esforços para efetivar a destinação de pelo menos 1% dos orçamentos nacionais para as políticas culturais. A medida é uma das decisões contidas na Declaração de Assunção, que será transmitida aos chefes de Estado e de Governo na próxima Cúpula Ibero-americana, a ser realizada no Paraguai em 27 e 28 de outubro.

A vontade dos países de iniciar junto à Unesco o debate sobre um instrumento normativo internacional de proteção e promoção do patrimônio museológico foi outra decisão constante da Declaração, assim como o início das celebrações de uma década de atividades em favor do patrimônio, em comemoração ao 40º aniversário da Mesa de Santiago do Chile (1972).

Na Conferência, que teve como tema Cultura e governabilidade, foram apresentadas novas linhas estratégicas da cooperação ibero-americana (coesão social, diplomacia cultural e pequenas e médias empresas culturais) e informes sobre os avanços dos programas culturais em andamento na região – entre eles, o Ibermuseus, programa intergovermental presidido pelo Brasil. Os representantes ibero-americanos debateram ainda o projeto de desenvolvimento da Carta Cultural Ibero-americana e sua contribuição para a criação de um espaço cultural comum. Também foram aprovadas novas iniciativas e prioridades da cooperação.

A ministra da Cultura do Brasil, Ana de Hollanda, foi representada pelo presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), José do Nascimento Junior, que destacou o trabalho cotidiano de cooperação dos programas culturais ibero-americanos e seu papel na integração regional.