sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Década do patrimônio museológico

Fonte: Boletim Eletrônico do IBRAM

Ministros de Cultura e delegações de países ibero-americanos reunidos na 14ª edição da Conferência Ibero-americana de Cultura, realizada na terça-feira (2/8) em Assunção, Paraguai, afirmaram o compromisso de retomar os esforços para efetivar a destinação de pelo menos 1% dos orçamentos nacionais para as políticas culturais. A medida é uma das decisões contidas na Declaração de Assunção, que será transmitida aos chefes de Estado e de Governo na próxima Cúpula Ibero-americana, a ser realizada no Paraguai em 27 e 28 de outubro.

A vontade dos países de iniciar junto à Unesco o debate sobre um instrumento normativo internacional de proteção e promoção do patrimônio museológico foi outra decisão constante da Declaração, assim como o início das celebrações de uma década de atividades em favor do patrimônio, em comemoração ao 40º aniversário da Mesa de Santiago do Chile (1972).

Na Conferência, que teve como tema Cultura e governabilidade, foram apresentadas novas linhas estratégicas da cooperação ibero-americana (coesão social, diplomacia cultural e pequenas e médias empresas culturais) e informes sobre os avanços dos programas culturais em andamento na região – entre eles, o Ibermuseus, programa intergovermental presidido pelo Brasil. Os representantes ibero-americanos debateram ainda o projeto de desenvolvimento da Carta Cultural Ibero-americana e sua contribuição para a criação de um espaço cultural comum. Também foram aprovadas novas iniciativas e prioridades da cooperação.

A ministra da Cultura do Brasil, Ana de Hollanda, foi representada pelo presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), José do Nascimento Junior, que destacou o trabalho cotidiano de cooperação dos programas culturais ibero-americanos e seu papel na integração regional.

Nenhum comentário: