domingo, 28 de agosto de 2011

2ª Jornada de Estudo Internacional sobre Poéticas da Oralidade da UEPB

Fonte: http://www.uepb.edu.br

Para o mestre sem cerimônia da 2ª Jornada de Estudo Internacional sobre Poéticas da Oralidade da UEPB - o mestre do repente Oliveira de Panelas - a voz dela é uma partitura em nossa literatura. Nas palavras de reitora da UEPB, professora Marlene Alves Sousa Luna, ela é a síntese da mulher nordestina, trabalhadora, mãe, guerreira, intelectual. A homenageada do evento é a dramaturga Lourdes Ramalho, que ouvia emocionada as manifestações de apreço e admiração pela sua obra, seguidas de palmas da grande plateia que foi prestigiar o evento iniciado hoje (19) pela manhã, no Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande.

A mesa de abertura contou com a presença da reitora, da coordenadora do evento, Joseilda Diniz, de George Ramalho, filho de Lourdes Ramalho e da secretária municipal de Cultura, Eneida Agra Maracajá.

A dramaturga, que sentada na primeira fila, assistia ao desenrolar da cerimônia que abriu a Jornada, disse que para ela o dia de hoje era especial, um momento muito feliz em sua trajetória.

Dado o caráter descontraído do evento, sugerido pela própria homenageada, a reitora explicou que a Jornada bem poderia ser alcunhada de “Um dia com Lourdes Ramalho”. “E assim veríamos que esse breve espaço de tempo seria muito pouco para visitar sua rica obra ainda em construção. A UEPB sente-se muito feliz por homenagear essa mulher tão nordestina quanto um umbuzeiro fincado num oitão de uma casa sertaneja ou caririzeira”, explicou.

A reitora salientou que a UEPB continuará investindo e apostando na cultura e na arte, na preservação e difusão cultural, na ciência e na capacidade humana de melhorar o mundo. “Da mesma maneira que envidamos esforços para o Festival Internacional de Música, apoiamos o Festival de Inverno, realizamos o Comunicurtas e efetuamos a construção de equipamentos culturais, como o Museu de Arte da UEPB e o Museu de Arte Popular da Paraíba, seguiremos incentivando a música, a dança e a arte em geral como forma de educação e humanização, seja na comunidade de Guabiraba, em Campina Grande, Guarabira, Monteiro, João Pessoa, Patos, Lagoa Seca, Araruna e Catolé de Rocha, entre outras localidades da Paraíba”, ressaltou.

A coordenadora do evento, professora Joseilda Diniz, que o planejou junto com Lourdes Ramalho, “a quatro mãos”, explicou que a execução da Jornada se dá com foco na espontaneidade, a partir de uma proposta centrada numa aprendizagem que ocorre para além do espaço acadêmico, através da empatia e da troca de afetos, criando um conhecimento que vem de dentro, das nossas raízes.

A professora emérita e diretora da equipe brasileira do Centre de Recherches Latino- Américaines – CRLA-ARCHIVOS e Fonds Raymond Cantel, da Universidade de Poitiers, França, grande divulgadora da obra de Lourdes Ramalho, destacou o lançamento da obra de Lourdes Ramalho na prestigiosa edição Arquivos Teatrales de Espanha- Galiza, em co-edição com a Editora Universitária da UEPB (EDUEPB). Esta é a primeira co-edição internacional da UEPB e segundo Ria, vem salientar a importância da obra da dramaturga no cenário do teatro nordestino, brasileiro e internacional.

George Ramalho agradeceu a Universidade Estadual da Paraíba pela homenagem e pela co-edição do livro de sua mãe com a EDUEPB. “É uma circunstância ímpar, uma verdadeira festa para todos nós”, explicou.


Participação efetiva do Departamento de Comunicação da UEPB

A professora do Departamento de Comunicação Social da UEPB (Decom), Goretti Sampaio, que também participou da abertura da Jornada, enfatizou o trabalho do Departamento para a boa execução do evento. Participando da cobertura do evento e de sua realização como um todo, estavam alunos do 3º ano do curso de Comunicação, além de cinco técnicos do Decom. O trabalho é efetuado com a premissa de ofertar um produto multimidiático, de acordo com Sampaio, dispondo ainda da transmissão direta do evento pela internet a todos os interessados, por meio do portal da UEPB.

Através do Departamento também foi realizado um vídeo que emocionou a todos os presentes, discorrendo acerca da vida e obra de Lourdes Ramalho, contendo ainda depoimentos de amigos e admiradores da escritora, a exemplo de Joseilda Diniz, Ria Lemaire, Saulo Queiroz, Hermano José e Rômulo Azevedo, entre outros. Com uma primorosa trilha sonora e fotografia, o material foi produzido por alunos do Decom, sob orientação técnica de Emerson Saraiva e coordenação de Goretti Sampaio.


Grande público

Estudantes do ensino fundamental, médio e superior de diversas universidades, além da UEPB, compareceram ao Teatro Municipal Severino Cabral em grande número, bem como integrantes da comunidade em geral, jornalistas e poetas. O exímio cordelista Manoel Monteiro também fez questão de participar da abertura da Jornada.

Para a aluna do ensino médio Ana Tássia Moura, de 17 anos, o evento revela-se como uma excelente oportunidade para conhecer um pouco mais da obra de Lourdes Ramalho. “Assisti uma peça dela chamada Frei Molambo e gostei muito. Vim prestigiar o evento especialmente para conhecer a criadora desse monólogo que me emocionou bastante e outras produções suas”, disse.

A programação da 2ª Jornada de Estudo Internacional sobre Poéticas da Oralidade da UEPB continua até as 21h de hoje. Um dos pontos altos do evento será a encenação da peça inédita de Lourdes Ramalho, intitulada Os Doidos de Santidade, sob a direção de Saulo Queiroz.

Confira aqui a programação completa.

Oziella Inocêncio

Nenhum comentário: