sábado, 13 de agosto de 2011

I Festival de Cordel de São Paulo

Evento do Centro de Tradições Nordestinas tem oficina de literatura, cinema e xilogravura

Fonte: Época São Paulo

CULTURA - ANDRES VERA - 10/08/2011

Poemas pendurados em cordas ou cordéis

De 11 de agosto a 6 de outubro, o primeiro Festival de Cordel de São Paulo traz para a cidade um apanhado de tradições nordestinas que sobreviveram ao tempo: literatura de cordel, sarau de repente, xilogravuras típicas. O cordel, poema popular cantado que retrata o dia a dia do nordestino, é o tema principal da festa.

Organizado pelo CTN, Centro de Tradições Nordestinas, o festival promove cinco oficinas de cordel e xilogravura, cinco sessões de cinema, quatro saraus de repente e a palestra “Literatura de Cordel – Origens, Características e Principais Poetas” conduzida pelo jornalista e estudioso de cultura popular Assis Ângelo.

O festival termina com um concurso para trabalhos amadores e profissionais de cordel. Os três vencedores serão premiados e os 20 melhores colocados terão sua obra enviada a bibliotecas públicas do Estado. A programação está dividida entre os bairros do Limão, Casa Verde, São Miguel Paulista, Jardim Peri Peri, Jardim Popular e Heliópolis.

Festival de Cordel. 11 de agosto a 6 de outubro. CTN – Centro de Tradições Nordestinas – Rua Jacofer, 615, Limão, tel: (11) 3488-9400. Veja a programação completa nos siteswww.ctn.org.br/festivaldecordel ou www.festivaldecordel.com.br. Inscrições para trabalhos pelo e-mail festivaldecordel@ctn.org.br
.

Nenhum comentário: