sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Museu de Arte Popular de Diadema (SP) adquire maior presépio do Brasil


O maior presépio de arte popular do Brasil passa a integrar o acervo permanente do MAP (Museu de Arte Popular) de Diadema. Avaliada em R$ 25.000, a obra tem 13 m² e é composta por 700 peças feitas de madeira manualmente. O artista é Virso de Vecchi, 66, comerciante de Embu das artes, que faz artesanato por hobby.

“Eu quis, com o meu trabalho, contar a história do povo da roça, onde fui criado”, disse Vecchi, natural de Pilar do Sul no interior paulista. Ele começou a esculpir o presépio em 1996 na sala de sua casa. Dando continuidade à obra teve que levá-la para a garagem, até chegar ao resultado final, 14 anos depois.

Das peças que compõem o presépio, 350 são figuras humanas e 350 são animais. Todas esculpidas em madeira por Vecchi com utilização de um escopo. As peças que se movem têm um motor instalado. O artista gosta de pintar e esculpir desde a infância.

O curador do MAP, Ricardo Amadasi se diz bastante satisfeito com seu trabalho no MAP, que em três anos já adquiriu 520 obras de artistas de todo o Brasil. Ele contou que conheceu o presépio em um evento em São Paulo. “Visitei todos os stands de galerias, até que me deparei com o presépio, em metade do tamanho original. Já disse na hora ao Virso que tinha interesse em adquirir a obra para Diadema”.

Amadasi, assim que voltou, encaminhou a solicitação para a secretaria de cultura e os processos de aprovação do projeto e de compra levaram um ano. “Assim que ele apresentou a proposta, a compra já passou a fazer parte do nosso orçamento. Mas, como todo poder público, nós temos bastante burocracia e não é fácil. Isso porque a compra não estava em nossa programação para este ano”, disse a Secretária de Cultura de Diadema, Regina Ponce. passa a integrar o acervo permanente do MAP (Museu de Arte Popular) de Diadema. Avaliada em R$ 25.000, a obra tem 13 m² e é composta por 700 peças feitas de madeira manualmente. O artista é Virso de Vecchi, 66, comerciante de Embu das artes, que faz artesanato por hobby.

Nenhum comentário: