domingo, 5 de dezembro de 2010

Arte popular brasileira: relançamento do "Reinado da Lua"

De autoria de Silvia Rodrigues Coimbra, Flávia Martins e Maria Letícia Duarte, a obra foi publicada em 1980 e é uma referência para pesquisas sobre a produção artística de autores, até então, anônimos.
Reúne depoimentos e registros fotográficos de 109 escultores, de suas obras e das condições de vida e trabalho, em nove estados do Nordeste brasileiro - Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí, Maranhão, Ceará e Alagoas - atuantes em trinta e dois municípios, visitados pelas pesquisadoras de 1976 a 1980.
As duas primeiras edições estiveram esgotadas por mais de uma década até que a 3ª edição foi publicada em 2009, numa realização do Centro Cultural Banco do Nordeste, e lançada no Museu de Arte Popular (MAP) em Recife, com a presença das autoras e de vários artistas que participaram do livro.

Após exatos 30 anos da 1ª edição, pela Editora Salamandra, chega ao público a 4ª edição, uma publicação esmerada, em capa dura, papel couché, com projeto gráfico renovado, imagens adicionais de algumas obras e tratamento especial em todas as imagens da edição original. A terceira e a quarta edição do livro incluem um prefácio escrito por Paulo Sérgio Duarte, mas preservam o conteúdo textual da edição original, ortográficamente revisado.

A 4ª edição de O REINADO DA LUA – ESCULTORES POPULARES DO NORDESTE é uma realização da FUNDARPE. - Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco.

Datas e locais dos lançamentos da 4ª edição:

Recife:
11 de novembro - Museu do Estado de Pernambuco

São Paulo:
08 de novembro - pré-lançamento : por ocasião do colóquio “Arte Brasileira: além do sistema” com Paulo Sergio Duarte, curador da exposição homônima, ora em exibição na Galeria Estação, realizadora do encontro, e o crítico de arte Alberto Tassinari.

04 de dezembro lançamento na Livraria da Vila

Às 17:30hs - "Conversando sobre o Reinado" : Paulo Sergio Duarte, professor,curador e crítico de arte, autor do prefácio da 3ª e da 4ª edição do Reinado da Lua conversa com as autoras.

Livraria da Vila - Fradique Coutinho, 915 (11) 3814-5811 - Vila Madalena

Rio de Janeiro:
18 de dezembro das 17:00 às 19:30 durante o MBAT - Mercado Brasil de Artesanato Tradicional [16 a 19 de dezembro]. No evento, que acontecerá nos jardins do Palácio do Catete estarão representadas 65 comunidades produtoras de artesanato tradicional que integram o Promoart.

Nenhum comentário: