domingo, 26 de dezembro de 2010

Exposção "Artistas e Arteiros" mostra a magia dos brinquedos artesanais

Distante do reino dos brinquedos industrializados, existe um mundo de pura magia que nasce de mãos habilidosas de artistas escultores. Em madeira, eles esculpem bonecos e brinquedos que ganham vida na imaginação de crianças e fazem adultos relembrar os tempos da infância. A exposição “Artistas e Arteiros”, instalada no Espaço Cultural Almeida Júnior, em Itu, é um convite para viajar no tempo e ver de perto a impressionante arte do brinquedos artesanais. Nesse passeio que bem combina com a época do Natal, os visitantes podem ver que brinquedos muito interessantes nascem também da reciclagem. A entrada é gratuita.

Tamborins, trapezistas de madeira que fazem suas estripulias ao se apartar das barras paralelas nas quais se seguram, carrossel que funciona com o giro de uma manivela e tantos outros objetos que interagem com as pessoas, fazem parte da mostra. Um dos objetos expostos impressiona pelo movimentos dos bonecos em madeira que representam o processo da produção de farinha. Burros carregadores de carga se movimentam, homens e mulheres descascam mandioca, torram, peneiram e ensacam a farinha. Além de ter a chance de se render ao charme do universo simples e belo dos brinquedos artesanais, o visitante pode conhecer os incríveis seres, objetos, animais e demais brinquedos que podem ser inventados com objetos recicláveis. Tartarugas são feitas de fundo de garrafas pets, bem como jacarés, que surgem de tiras desse mesmo material.

O diretor do Espaço Cultural, Jonas Soares de Souza, disse que fez um teste. “Trouxe meu neto de 4 anos para a mostra e ele ficou encantando”, contou empolgado. Jonas também comentou que adultos que cresceram em cidades pequenas se identificam com os brinquedos porque muitos fizeram parte da infância, mas a exposição é oportunidade também para conhecer um arte popular em vários estados brasileiros. As peças são feitas por escultores já consagrados, como Aberaldo (AL), Veio (SE) e Nino (CE), e por novos artistas, como Mestre Saúba (PE), com sua casa de farinha motorizada, Miro (PE), bonequeiro de Carpina, tradicional cidade do mamulengo, e Fábio (PE), com sua Arca de Noé de material reciclado.

O acervo da mostra é do Instituto do Imaginário do Povo Brasileiro (IIPB) e a exposição é realizada pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a A Associação Cultural de Amigos do Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari). (Por Andrea Alves - andrea.alves@jcruzeiro.com.br)

Nenhum comentário: