domingo, 7 de junho de 2015

XI Festival de Violeiros Repentistas de Salvador

http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/festival-de-violeiros-repentistas-reune-sete-duplas-no-pelourinho/?cHash=bf6df35b7ca2441627c4e606ebb5ab61

Quem gosta de uma boa peleja de viola não pode perder o XI Festival de Violeiros Repentistas de Salvador, que acontece hoje, a partir das 13h, na Praça Tereza Batista, no Pelourinho.
Com entrada gratuita, o evento promove a literatura de cordel, expressão cultural que tem representantes em todo o estado.
No evento, o público pode conferir duplas de violeiros, todos repentistas e cordelistas, que mostrarão modalidades como a sextilha, quadra, mote de 7, mote de 10, beira mar, martelo agalopado, rojão, pernambucano e martelo  alagoano.
Idealizado pelo cordelista Paraíba da Viola, 73 anos, o festival volta a acontecer após quatro anos, viabilizado pelo edital Arte em Toda Parte, da Fundação Gregório de Mattos. Paraíba é um dos cordelistas mais conhecidos do estado e um dos articuladores da Banca dos Trovadores, que fica na Praça Cayru, no Comércio.
A programação do festival começa com apresentação do grupo Samba Chula de São Braz e segue com as duplas de violeiros, que vêm de diferentes regiões."Funciona como uma espécie de concurso amistoso", explica o produtor Germano Estácio de Jesus, acrescentando que cada dupla deve se apresentar por volta de 25 minutos, com temática livre.
Todos receberão um troféu e terão publicadas suas obras em um livreto de cordel confeccionado pelo projeto. “Nosso objetivo é que o festival se fixe no calendário e também consiga realizar  uma edição nacional”, acrescenta Germano.  

Nenhum comentário: