Os 10 editais do Programa de Fomento aos Museus Ibram 2011 continuam com inscrições abertas.
Quatro concursos já são conhecidos de anos anteriores. São eles os editais Mais Museus e Modernização de Museus e os prêmios Mario Pedrosa e Darcy Ribeiro.
Outros seis são novidades e atendem a públicos diversos. O Prêmio Modernização – Microprojetos é destinado a projetos de modernização de menor valor. O Edital para Criação e Fortalecimento de Sistemas de Museus, visa ampliar e fortalecer os sistemas, tanto estaduais, quanto municipais.
O Prêmio Pontos de Memória tem por objetivo reconhecer iniciativas de práticas museais e de processos dedicados à memória social que se identifiquem com a perspectiva da museologia social, da diversidade sociocultural e da sustentabilidade. Serão premiadas, inclusive, iniciativas no exterior.
Uma novidade que promete movimentar a cultura popular no país é o Prêmio Ibram de Enredos, que irá selecionar e premiar até 34 enredos carnavalescos com o tema: Museus, Memória e Criatividade.
O Prêmio Ibram de Roteiros Audiovisuais irá premiar roteiros inéditos para produção audiovisual, além de produções de mídias digitais com argumentação museológica. E o Prêmio Ibram de Arte Contemporânea é destinado a artistas e selecionará 10 obras que irão formar uma coleção de arte contemporânea no Museu Nacional de Belas Artes (Ibram/MinC).