quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Programa de Fomento aos Museus Ibram 2011

Os 10 editais do Programa de Fomento aos Museus Ibram 2011 continuam com inscrições abertas.

Quatro concursos já são conhecidos de anos anteriores. São eles os editais Mais Museus e Modernização de Museus e os prêmios Mario Pedrosa e Darcy Ribeiro.

Outros seis são novidades e atendem a públicos diversos. O Prêmio Modernização – Microprojetos é destinado a projetos de modernização de menor valor. O Edital para Criação e Fortalecimento de Sistemas de Museus, visa ampliar e fortalecer os sistemas, tanto estaduais, quanto municipais.

O Prêmio Pontos de Memória tem por objetivo reconhecer iniciativas de práticas museais e de processos dedicados à memória social que se identifiquem com a perspectiva da museologia social, da diversidade sociocultural e da sustentabilidade. Serão premiadas, inclusive, iniciativas no exterior.

Uma novidade que promete movimentar a cultura popular no país é o Prêmio Ibram de Enredos, que irá selecionar e premiar até 34 enredos carnavalescos com o tema: Museus, Memória e Criatividade.

O Prêmio Ibram de Roteiros Audiovisuais irá premiar roteiros inéditos para produção audiovisual, além de produções de mídias digitais com argumentação museológica. E o Prêmio Ibram de Arte Contemporânea é destinado a artistas e selecionará 10 obras que irão formar uma coleção de arte contemporânea no Museu Nacional de Belas Artes (Ibram/MinC).

Nenhum comentário: