sexta-feira, 17 de junho de 2011

Países se unem contra o tráfico de bens culturais de museus

Países ibero-americanos atuarão de forma integrada para combater o tráfico ilícito de bens culturais musealizados. Reunidos no V Encontro Ibero-americano de Museus (na foto acima), realizado de 8 a 10 de junho na Cidade do México, os representantes de 17 nações da Ibero-América (entre elas, o Brasil, representado pelo Ibram) definiram ações para aproximar suas políticas de cooperação regional no âmbito da preservação do patrimônio museológico.

Participaram do encontro representantes dos governos da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai. As ações recomendadas foram relacionadas na Declaração do México, que estabelece, entre outras proposições:

  • a assinatura de um convênio para cooperação entre os países destinada à adoção de ações integradas para coibir o tráfico e comércio ilícito de bens culturais;
  • realização de campanha conjunta contra o tráfico ilícito de bens culturais musealizados;
  • criação de um Selo Ibermuseus que facilite a circulação dos bens culturais entre museus;
  • troca de experiências e boas práticas sobre inventários e documentação de coleções museológicas;
  • promoção de exposições itinerantes, como mecanismos de cooperação e de divulgação do patrimônio cultural comum.

Os países decidiram ainda solicitar à Secretaria Geral Ibero-americana (Segib) que divulgue a Declaração do México na próxima Conferência Ibero-americana e proponha à Unesco a elaboração de um instrumento normativo de proteção ao patrimônio museológico.

O encontro foi promovido pelo Programa Ibermuseus, com apoio Segib e da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), e coordenação local do Conselho Nacional para a Cultura e as Artes (Conaculta), do Instituto Nacional de Belas Artes (INBA) e do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH), do México.

Nenhum comentário: