quinta-feira, 17 de março de 2011

O folheto de cordel como fonte de informação e modo de comunicação

Na manhã desta terça-feira (15), alunos e professores da área de Arquivologia do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba assistiram a palestra “O folheto de cordel como fonte de informação e modo de comunicação”, proferida pelo poeta e professor português Arnaldo Saraiva. A atividade vincula-se ao Projeto de Pesquisa do curso de Arquivologia da UEPB "Tratamento técnico aplicado ao raro acervo de cordel da biblioteca Átila Almeida/UEPB: otimização de sistema de banco de dados e disponibilização do acervo via web", sob coordenação da professora Manuela Maia.

Durante a apresentação o professor Saraiva mostrou um histórico do cordel, desde a criação, no século XVI, até os dias de hoje, destacando a importância do folheto nos aspectos da comunicação e da formação das comunidades ao longo do tempo.

arn1“O folheto de cordel cumpriu funções importantíssimas, porque, curiosamente, sempre foi um atrativo para os analfabetos e pessoas com pouca instrução que gostavam de ouvir as histórias de cordel, ou ver as xilogravuras que ilustram os livretos. Além disso, os impressos também cumprem o papel da distração e com um humor peculiar abordam desde histórias bíblicas, aventuras marítimas, histórias de personagens e heróis de cada localidade, alguns fatos verídicos, outros ficcionais. Conseguem informar e entreter acima de tudo”, explicou o professor Saraiva.

Segundo Saraiva, sua ligação com o Brasil surgiu a partir do momento em que ele teve acesso à Literatura Brasileira, mais precisamente aos poemas de Carlos Drummond de Andrade. “Nasci e fui criado numa cidade que não tinha imigrantes brasileiros e na infância e adolescência não tive contato nenhum com a cultura do país. Mas a poesia de Carlos Drummond me trouxe ao Brasil e me fez descobrir que eu gostava mais da língua portuguesa falada no Brasil e hoje posso afirmar que tenho aprendido muito com esse país que agora é minha terra também”, declarou.

Após a apresentação no Campus V da UEPB, Arnaldo Saraiva segue para Recife, onde inaugura a exposição "Teia de cordéis", com sua coleção de literatura portuguesa de cordel e profere uma conferência voltada a essa temática.

Licenciado em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa, Arnaldo Saraiva concluiu o doutorado na Faculdade de Letras do Porto, onde exerceu a função de docente de Estudos Brasileiros e Africanos. Foi leitor de Língua e Literatura Portuguesa e Brasileira na Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara, Estados Unidos, e professor convidado da Universidade de Paris III (Sorbonne Nouvelle). É autor de várias publicações e por uma série de coincidências, conviveu com grandes poetas como Eugénio de Andrade, Jorge de Sena, João Cabral de Melo Neto, Herbert Hélder, Carlos Drummond de Andrade, entre outros.


Nenhum comentário: