quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Mestre Júlio e a arte da fotopintura

A arte da fotopintura é tema de exposição que celebra o trabalho do artista cearense Júlio Santos. Considerado um mestre, ele esteve duas vezes no Recife nos últimos anos - uma a convite do SPA das Artes e outra da Semana de Fotografia do Recife. Desta vez, ele é o foco de exposição, lançamento de livro/DVD e workshop. As atividades valorizam e atualizam um ofício que faz parte da história da fotografia. E, se depender de Mestre Júlio, assim deve continuar.


Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A.Press
Composta por 25 retratos de pacientes do Hospital Ulysses Pernambucano (Tamarineira), a exposição Fotopintura Contemporânea é fruto do encontro entre Mestre Júlio e o fotógrafo recifense Luiz Santos em Juazeiro do Norte, interior do Ceará, há cinco anos. ´Estava no pior momento da minha vida`, diz Mestre Júlio, em conversa com o Diario. ´O estúdio tinha acabado e eu tinha quinze pessoas na oficina, alguns deles eram meninos da rua que eu ensinava a ser artista. Dois meses depois, estava participando do projeto na Tamarineira e minha vida mudou. Graças a isso, passei pelo que chamo de reencarnação`, diz o fotopintor, que hoje é referência nacional. Ano passado, a série de retratos integrou uma mostra na China e, neste ano, vai para Porto Alegre e Goiânia.

Diferente da técnica tradicional utilizada para recuperar a memória visual de entes queridos ou acrescentar cor a fotos monocromáticas, a exposição que será aberta hoje aponta para uma nova proposta: a partir de fotos atuais dos pacientes da Tamarineira, clicadas por Luiz Santos, Mestre Júlio acrescenta sua pintura. Assim, o que era um subproduto da fotografia se torna atração principal. ´Ele pinta a roupa e constrói personagens, respeitando nosso pacto de preservar a expressão do rosto e a luz`, explica Santos.

Este é a segunda parceria do que Luiz Santos chama de ´fotografia compartilhada`. A primeira foi com Tonho Ceará, um dos últimos fotógrafos lambe-lambe do Brasil. Produzido por Santos, ele foi o vencedor do Prêmio Porto Seguro de Fotografia em 2008. Com Mestre Julio,Luiz Santos continua um trabalho ligado à fotografia popular e artesanal. ´Enxerguei o valor do trabalho dele e lutei para que fosse reconhecido. Isso mobilizou as pessoas no Ceará e levou à publicação do livro`, conta Santos.

Fotopintura

Aprovado por editais públicos federais e municipais e realizado pelo coletivo Tempo de Imagem, de Fortaleza, o livro Júlio Santos - Mestre da fotopintura será distribuído gratuitamente para as 50 primeiras pessoas que visitarem a exposição. Ele traz uma entrevista com o fotopintor, uma amostra de seu trabalho e quatro imagens da nova série. ´A fotopintura sempre foi uma técnica popular de reencenar retratos, criar conjuntos e molduras ovaladas. Só que muitos pintores não eram bons. Mestre Júlio é um dos melhores`, avalia Santos.

Com 66 anos e mais de meio século de experiência (aos 12 anos, descobriu o estúdio do pai e desistiu de estudar no mosteiro de Garanhuns), Mestre Júlio aprendeu a usar o computador e hoje utiliza o photoshop para fazer seu artesanato digital. ´O resultado é o mesmo`, garante o artista, que por vezes abdica do lápis, raspadeira e faz retoques no computador. ´Mas precisa ter habilidade, usar e ter aprendido pela tecnologia antiga`.

O workshop abordará desde o uso do daguerreótipo e as diferentes técnicas de fotopintura. Depois, os participantes aplicam o conhecimento em suas próprias fotos. Mestre Júlio vê o futuro nas oficinas. ´Se a gente conseguir lapidar pessoas para o ramo, a fotopintura vai seguir todos os passos da fotografia. Hoje as pessoas tiram fotos no celular, mas fotografia não é somente apertar um botão, captar o momento e encher os HDs. Nosso intuito é secar os HDs e encher os estúdios com gente que veja a fotografia como arte`.

Serviço

Exposição Fotopintura Contemporânea
Quando: de hoje a 18 de março, das 14h às 17h.
Onde: Galeria Peligro de Pequenos
Formatos (Rua Ada Vieira, 112 - Casa Forte)
Informações: 3269-0822 / 8886-9961
Workshop de fotopintura
Quando: 3 e 4 de fevereiro
Preço: R$ 150

Nenhum comentário: