sábado, 5 de fevereiro de 2011

Rabecas: luteria e performance. Exposição de fotografias de Francisco Sousa

Uma jornada sertão adentro, registrando imagens, histórias e sons da tradição que atravessam os séculos e resistem na contemporaneidade, graças aos mestres, que constroem e tocam seu instrumento, a rabeca. Essa foi a trilha – percorrida e ouvida desde 2003 – pelo fotógrafo Francisco Sousa e o curador Gilmar de Carvalho, que deu origem à exposição “Rabecas: Luteria e Performance”, com abertura no dia 10 de fevereiro, quinta-feira, às 17 horas, no Espaço Cultural Correios de Fortaleza, na Rua Senador Alencar, Centro.

A minuciosa pesquisa já rendeu o belo livro “Rabecas do Ceará” (Expressão Gráfica, Fortaleza, CE), publicado juntamente com um CD, uma verdadeira bíblia desta manifestação popular, pela abrangência e rigor dos mais de 100 registros.

Das páginas do livro para a galeria, o projeto contemplado pelo Edital dos Correios, poderá ser apreciado pelo público até o dia 26 de março. As imagens revelam o mundo sagrado da tradição. Da construção do instrumento à execução, a performance.

Francisco Sousa desvenda esse ícone do nordeste com respeito e amor. Ele registrou tudo: o modo de fazer, de tocar, as histórias de vida, os gestos, a madeira que se transforma, as mãos sempre calejadas de quem faz e executa.

Há desde a rabeca mais conhecida – que se assemelha ao formato do violino – aos instrumentos construídos com a criatividade do luthier, que lembram um alaúde, em cores inusitadas, como o azul (foto que ilustra o convite e catálogo da exposição).

Como diz Gilmar de Carvalho na apresentação da mostra, o trabalho de Francisco Sousa “emociona como registro de uma manifestação cultural que se transforma para permanecer”. A exposição nos transporta às imagens comoventes da “luteria” destes músicos-artesãos. Como explica o curador, “não há uma receita para se fazer uma rabeca”. Em cumplicidade com a natureza, os rabequeiros “fazem um dueto com os pássaros, com a água flui e com o vento que sopra”, utilizando o material que está ao seu alcance – talos de carnaúba, latas, canos de PVC, madeiras como pinho e umburana.

Animando as festas e “subvertendo o cotidiano do trabalho”, na observação de Gilmar, os rabequeiros, redescobertos pelo público mais jovem e informado, a partir de sua apropriação pela música pop brasileira nos últimos anos, seguem entoando valsas, marchas, xotes, baião e rock and roll.

O visitante vai se deparar com rabequeiros e luthiers oriundos dos Inhamuns a Ibiapaba, do Cariri ao Sertão do Canindé, do Vale do Jaguaribe ao Sertão Central, embalados aos sons que “preenchem o oco do mundo”.

Sobre o fotografo

Francisco Sousa nasceu em Santarém (PA), em 1973, e vive em Fortaleza, desde 1999. Fez curso de Guia de Turismo Regional e Nacional no SENAC. Cursou Filosofia no ITEP. Começou a fotografar em 2002 e tem fotos publicadas por vários jornais e revistas. Expôs individualmente no Museu do Ceará (2004 a 2006) e na Caixa Cultural (São Paulo), em 2008. Co-autor (com Gilmar de Carvalho) dos livros: “Artes da Tradição” (2005); “Pequenas Horas” (2005); “Mestres da Cultura Tradicional Popular do Ceará”, (2006) e “Rabecas do Ceará”, (2006). Ministrou oficina de fotografia digital em oito escolas públicas do Estado, com o projeto “150 anos da Comissão Científica de Exploração”, que ganhou edital da Secult e exposição no Museu do Ceará, em 2010. Tem no prelo o livro “Ceará Escrito à Luz”, Prêmio J. Ribeiro, da Secult, para livros de fotografia e arte.

Sobre o curador

Gilmar de Carvalho nasceu em Sobral (CE), em 1949. Jornalista, formado pelo Curso de Comunicação da UFC, em 1972. Publicou livros de ficção e teve quatro textos teatrais montados pelo Grupo Balaio. Ingressou no magistério superior em 1984, na UFC, aposentando-se em 2010. Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1991) e Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC- São Paulo (1998). Ganhou os prêmios Érico Vanucci Mendes (CNPq) e Sílvio Romero (Funarte), em 1999. Tem muitos livros publicados e artigos em revistas acadêmicas do Brasil e do exterior. Seu campo de interesse é o das relações entre a Comunicação e a Cultura.

Serviço

Exposição: Rabecas: Leteria e Performance – Fotos Francisco Sousa

Curadoria: Gilmar de Carvalho

Onde

Espaço Cultural Correios, Rua Senador Alencar, 38 – Centro – Fortaleza – CE

Tel: (85) 3255 7260

Quando

De 10 de fevereiro a 26 de março de 2011

De segunda a sexta das 8h às 17h

Sábado das 8h às 12h

Realização

Espaço Cultural Correios e Brazilbizz

Patrocínio

Correios

Mais informações e agendamento de entrevistas

Brazilbizz Comunicação

Leo Porto e Maira Sales

brazilbizz@gmail.com

Tel. [85] 3067.7243 | [85] 8667-0007 | [85] 9937.2776

Nenhum comentário: