sábado, 4 de dezembro de 2010

Projeto memorial de cordel é desenvolvido em Campina Grande

O Açude Velho é o cenário escolhido para a projeção do trabalho idealizado pelo professor Daniel Celegatti, da Facisa.

Daniel Celegatti, professor de Arquitetura da Facisa e funcionário público é apaixonado pela cultura cordelista e teve a ideia de juntar a arquitetura ao cordel. Atualmente, desenvolve um projeto que tem a finalidade de projetar um memorial de cordel na cidade.

Segundo Daniel, Campina grande é umas das maiores produtoras de cordel do brasil e possui espaços turísticos atraentes, mas o que acontece é que as pessoas não dão valor a arte e que a cidade não tem um espaço em que elas possam ser divulgadas.

Pensando nisso, foi que ele começou seus estudos, com a finalidade de mostrar o valor do cordel e a importância dos espaços turísticos da cidade.

"O meu projeto tem como objetivo projetar espaços artísticos e culturais como O Museu de Arte Popular da Paraíba, de Oscar Niemeyer, o memorial "Farra de Bodega", com as estátuas de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, o Centro de Cultura e Arte, o CUCA e os parques da criança e do povo em um único memorial de cordel, que terá como cenário básico o Açude Velho, por ser um clássico cartão postal da cidade", afirmou Daniel Celegatti.

O projeto também contará com versos impressos em locais estratégicos e a projeção de imagens, baseadas nas xilogravuras e sons relacionados à cultura do cordel, para que a população e os turistas possam conhecer e valorizar os cordéis e destacar a importância do açude para a cidade.

Enquanto o projeto não se concretiza, o professor continua com suas pesquisas e buscando parcerias para a construção desse espaço, onde a população local e os turistas, possam vir conhecer e admirar as riquezas culturais do cordel em Campina Grande.

Nenhum comentário: