terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Brasil possui mais de 3 mil museus segundo Instituto Brasileiro de Museus

Quatro anos de trabalho, mais de 30 profissionais envolvidos e um resultado inédito: pela primeira vez na história, o Brasil conta com um estudo aprofundado sobre a quantidade e qualidade de seus museus.

Editada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/Ministério da Cultura), a publicação Museus em Números é resultado da sistematização que o Cadastro Nacional de Museus tem feito de informações sobre museus em todo o território nacional desde 2006. Os dados revelados pela publicação serão divulgados nesta terça-feira, dia 14, às 11h, no Museu da República.

O resultado deste “censo museológico” revela que o Brasil, que iniciou o século XX com 12 museus, já conta com 3.025 instituições museais mapeadas. Dessas, 1.500 responderam à pesquisa. Localização, acervo, caracterização física, acessibilidade, infra-estrutura para o recebimento de turistas estrangeiros, funcionamento, segurança, atividades, serviços, recursos humanos e orçamento foram os aspectos investigados.

A edição traz dados estatísticos comentados sobre a realidade de cada Unidade da Federação no que se refere ao quantitativo e perfil de seus museus, além de situar a realidade brasileira no cenário museológico internacional.

Analisadas por uma equipe multidisciplinar, as informações colhidas trazem à tona as particularidades de caráter nacional e regional que determinam a atual configuração do setor, apontando avanços e desafios.

A ideia é que a publicação seja periódica, com edições trienais, e sirva de referência para o planejamento de políticas públicas, o desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao setor e a participação social.

Veja alguns destaques da pesquisa:

* 21,1% dos municípios brasileiros possuem museus;
* número de museus já ultrapassa o de teatros e de salas de cinema no País;
* maior parte dos museus é pública e gratuita;
* a maioria das instituições tem menos de 30 anos.

(Comunicação Social, Ibram/MinC)

Nenhum comentário: