sábado, 23 de outubro de 2010

Relatório da ONU em formado de cordel



A cidade de Barbalha (CE) recebeu, entre os dias 16 e 17 de outubro, um grupo de cordelistas vindos de diversas cidades para a oficina sobre valores humanos e desenvolvimento promovida pelo Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento - PNUD. Os artistas receberam as informações do PNUD e produzirão, em formato de cordel, o Relatório de Desenvolvimento Humano Brasil (RDH) 2009/2010.

Valores humanos é o tema do relatório nacional, que, de forma inédita, consultou 500 mil pessoas por meio da pergunta "O que deve mudar no Brasil para sua vida melhorar de verdade?". O assunto engloba conceitos como compreensão, respeito, responsabilidade e tolerância.

Segundo Flavio Comim, coordenador do RDH do país, o formato foi escolhido por ser um instrumento popular que utiliza uma linguagem convidativa às pessoas e propicia uma leitura rápida.

15 cordelistas foram selecionados a partir de sua produção artística. Outros 13 cordelistas foram convidados pela Prefeitura de Barbalha para participarem da oficina coletiva que resultou na produção de diversos cordéis.

Esta iniciativa da ONU é inédita e trará uma visibilidade ímpar ao cordel.
Estamos aguardando, com ansiedade, o resultado deste relatório da ONU que, certamente, pelo uso da linguagem do cordel, estará acessível a um número bem maior de pessoas.

Nenhum comentário: