sábado, 23 de outubro de 2010

Lançamento da coleção "Palavra Rimada com Imagem"



A Escritora e ilustradora Rosinha Queiroz lança coleção inspirada na literatura de cordel.
Depois de muitos anos trabalhando como ilustradora e escritora, Rosinha Queiroz passou a observar o uso de figuras de cordel nas ilustrações de livros infantis. A escritora passou a ter um olhar crítico sobre essas imagens: "Quando ia ver, as histórias não tinham nada a ver com o cordel. Comecei a achar que o cordel originial devia chegar às crianças", recorda Rosinha.

Passados dez anos, Rosinha Queiroz iniciou o projeto Palavra Rimada com Imagem, com o lançamento dos títulos A história da garça encantada, A história da princesa do Reino da Pedra Fina e A história de Juvenal e o Dragão, todos baseados em folhetos do cordelista Leandro Gomes de Barros.

"Leandro criava suas histórias com a estrutura de contos de fada e foi essa literatura que eu quis levar para as crianças", conta a ilustradora. Para alcançar público infantil, Rosinha recontou as histórias através de frases pequenas e diretas para compor o enredo em cerca de 12 cenas. "Foi dificílimo, porque os cordéis de Leandro são longos e eu tinha a preocupação de não perder o fio narrativo dele", explica.

Cada edição vem acompanhada dos respectivos folhetos originais do poeta paraibano. "Os livros são um caminho para se chegar à literatura de cordel. Eles funcionam tanto para as crianças como para os adultos, que vão poder ler os folhetos para seus filhos", observa a ilustradora.

A autora também mergulhou não só no texto do cordel no universo imagético da xilogravura. As imagens foram produziras em matrizes de madeira, com desenhos da própria Rosinha e colaboração no talhe de Davi Teixeira e Meca Moreno. Posteriormente as imagens foram fotografadas e, em seguida, manipuladas em computador. "Queria dar um contraste entre a madeira e as cores do computador", revela a ilustradora.

Nenhum comentário: