quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Revista Coleciona traz reflexões sobre Amazônia e literatura de cordel

Está na Internet a décima primeira edição do Coleciona: fichário do educador ambiental - revista eletrônica do Departamento de Educação Ambiental, ligado à Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (Saic) do Ministério do Meio Ambiente.

A revista traz um relato sobre a importância educativa da literatura de cordel, realizada na reserva extrativista Arapixi, no Acre, pelos educadores ambientais Felipe Mendonça, Cristiano Siqueira e Valéria Vasconcelos. A ideia deles foi mostrar como a poesia - no modelo de literatura de cordel - podia se transformar em um importante instrumento de conscientização, conhecimento e informação para as populações tradicionais ribeirinhas da Amazônia.

"O Coleciona é um meio disseminador de boas experiências e reflexões e contribui para a articulação transversal das políticas do MMA", afirma Geraldo Abreu, diretor do Departamento de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental da Saic.

Revista Coleciona - Lançado em julho de 2008 pelo Departamento de Educação Ambiental, o Coleciona tem o objetivo de oferecer informações para a formação de educadores, ao mesmo tempo em que proporciona um espaço de troca de experiências, uma vez que seu conteúdo é 90% de artigos e informações enviadas por educadores ambientais.

A revista eletrônica tem periodicidade bimestral e pode ser consultada na página eletrônica do Ministério do Meio Ambiente ou por meio do espaço interativo: http://coleciona-ea.blogspot.com.

Nenhum comentário: