Fonte: Boletim Eletrônico do Instituto Brasileiro de Museus
Apresentar a beleza da coleção de arte plumária da tribo Karajá e a sua importância no cenário do estudo das populações indígenas é o objetivo deOs Karajás: plumária e etnografia, exposição que o Museu Nacional, do Rio de Janeiro (RJ), abre na próxima sexta-feira (23).
A exposição leva ao tradicional museu, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e localizado na Quinta da Boa Vista, objetos que fazem parte da cultura material deste grupo indígena, que habita as margens do Rio Araguaia nos estados de Goiás e Tocantins.
Serão expostas também as tradicionais bonecas da cultura Karajá, que recentemente foram tombadas como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Máscaras, leques, adornos e outras peças utilizadas no cotidiano das aldeias, algumas delas consideradas raras, serão ainda apresentadas na mostra.
Nos dias 24 e 25 de março, os visitantes poderão participar de oficinas com ceramistas Karajá e aprender mais sobre esta arte indígena. Saiba mais aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário