quinta-feira, 29 de setembro de 2011

23ª Europalia, festival de artes europeu, homenageia o Brasil



Fonte: www.museus.gov.br

Começa na próxima terça-feira (4), na cidade belga de Bruxelas, a 23ª Europalia, festival de artes europeu que nesta edição homenageia o Brasil.

Artistas e intelectuais estarão em cinco países (Bélgica, Holanda, Alemanha, França e Luxemburgo) para difundir a cultura brasileira durante o evento, que vai durar três meses e meio e contará com 130 shows, 90 conferências, 60 apresentações de dança, 40 de teatro e 16 exposições.

A presidenta Dilma Rousseff e os ministros da Cultura, Ana de Hollanda, e das Relações Exteriores, Antonio Patriota, participarão da abertura do evento, que acontece de outubro de 2011 a janeiro de 2012. O presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), José do Nascimento Jr., também estará presente.

Seis museus do Ibram/MinC (Museu Histórico Nacional, Museu Nacional de Belas Artes, Museu Chácara do Céu, Museu da Inconfidência, Museu Imperial e Museu Lasar Segall) estão cedendo um conjunto de mais de 200 obras para exposições do festival.

Obras importantes de artistas brasileiros de várias épocas estarão expostas, como o quadro “A Primeira Missa no Brasil”, de Victor Meirelles, que integra o acervo do Museu Nacional de Belas Artes, e a escultura de São Jorge (foto), de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, que pertence ao Museu da Inconfidência.

Confira a programação completa no site do festival:

http://europalia.be/europalia

Nenhum comentário: