sábado, 23 de julho de 2011

Unesco faz pesquisa sobre coleções que enfrentam riscos em seu armazenamento

Fonte: Boletim Eletrônico do IBRAM

Unesco faz pesquisa sobre coleções que enfrentam riscos em seu armazenamento

Em parceria com o Centro Internacional de Estudo para Preservação e Restauração da Propriedade Cultural (Iccrom, na sigla em inglês), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) está fazendo uma pesquisa mundial para coletar mais informações sobre as obras de museus que enfrentam riscos em seu armazenamento. Por isso, a organização solicita que os museus respondam ao questionário disponível em http://museumstorage.questionpro.com.

O preenchimento leva apenas 10 minutos e as respostas são confidenciais, ressaltam os organizadores. Os museus que responderem ao questionário concorrerão a um ano de assinatura da revista Museum International. A Unesco e o Iccrom também pedem ajuda na divulgação da iniciativa, solicitando que todos disseminem a pesquisa em suas redes sociais, já que o objetivo é obter o maior número possível de respostas.

As duas instituições trabalham em parceria desde 2007 no desenvolvimento de métodos para preservar coleções e documentos armazenados. Estima-se que 60% das coleções armazenadas em todo o mundo estão inacessíveis e se deteriorando.

Nenhum comentário: