domingo, 10 de julho de 2011

Cordel na FENEARTE

Fonte: www.globo.com

Mais de 220 mil pessoas já visitaram a Feira de Negócios do Artesanato (Fenearte), o que fez com que alguns artesãos precisassem repor o estoque para esses últimos dias do evento. Além de comprar, quem vai à feira também tem a oportunidade de conferir o trabalho literário de alunos do Projeto Travessia, que se inspiraram na cultura nordestina para fazer cordéis.

Um caminhão carregado de versos, rimas e muita poesia. Todos os dias desde o começo da Fenearte, o caminhão do cordel recebe a visita de alunos da rede estadual que participam do Projeto Travessia, que tem o apoio da Fundação Roberto Marinho.

“Na sala de aula, eles trabalharam com a literatura de cordel e a xilogravura. Junto com professores, supervisores e coordenadores, pesquisaram, entrevistaram cordelistas, visitaram feiras e museus, fizeram oficinas de cordel e xilogravura e recitaram. Enfim, eles trabalharam bastante com toda essa produção e essa construção que hoje a gente encontra no estande do Travessia”, afirma a gerente geral do projeto Ana Selva.

A coordenadora de projetos da Fundação Roberto Marinho, Mônica Santos, ressalta a importância do estudo sobre o cordel. “Dentro da disciplina Língua Portuguesa, quando trabalhamos com os gêneros textuais, o cordel é fundamental, principalmente dentro do Estado de Pernambuco”, diz.
O artista, cordelista e mestre J. Borges (foto 1) conferiu o sucesso do projeto. “Hoje, eu estou vendo o resultado de muita coisa e muito interesse pela literatura de cordel, essa literatura secular no Brasil. Eu almejo que continue assim, os jovens trabalhando e escrevendo o nosso Nordeste e a nossa cultura popular”, afirma.

Já quem veio à Fenearte apenas em busca do artesanato encontrou muitos estandes vazios. “A grande parte foi vendida na segunda-feira, o segundo dia do evento”, diz a artesã Vera Brito.

O artesão Manoel Santeiro precisou trazer para o Recife mais peças de Ibimirim, no Sertão. “Tive que mandar meu filho ajeitar algumas coisas e mandar para repor, senão eu ficaria só batendo papo com os amigos, pois nada tinha mais para vender”, conta.

Nenhum comentário: