sábado, 21 de maio de 2011

I Congresso Regional sobre Cordel

Entre os dias 23 e 27 de maio, acontece o I Congresso Regional sobre Cordel (I CONRCORDEL) na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE), que promove o evento junto com o Grupo de Estudos sobre o Cordel (Gecordel). O evento, que também tem o apoio do curso de Letras da Universidade de Pernambuco (UPE), propõe uma discussão sobre a importância do cordel no Brasil e em Portugal.

Com o tema “O diálogo do cordel com a escola, a mídia, a indústria cultural e outros discursos”, o congresso é uma oportunidade para educadores, doutores, mestres, cordelistas, pesquisadores, produtores culturais, professores e estudantes conhecerem um pouco mais da realidade em que o cordel está inserido. Na programação, há palestras, conferências, minicursos, exposição, sessão de pôster, mesa redonda, roda de conversa e mostra de cinema.

Para os organizadores, o congresso traz grandes expectativas, já que estarão presentes desde cordelistas a pesquisadores, que farão a ponte entre o cordel e as suas variadas linguagens. “Esperamos o êxtase e a reflexão. Aquele provocado pelo contato com a poesia de cordel em seus diversos suportes”, diz Nascimento. Pesquisadores como Arnaldo Saraiva (professor da Universidade do Porto/Portugal), Alice Amorim (pesquisadora e ensaísta, de Recife) e Hélder Pinheiro (doutor e professor da Universidade Federal de Campina Grande), estarão presentes, além de personalidades como o xilogravurista e cordelista pernambucano J. Borges e o produtor cultural da Associação Raízes, Chico Egídio.

Sobre o Gecordel - Grupo de estudos que pesquisa o cordel nas suas variadas formas e linguagens, é formado pelo professor Genivaldo do Nascimento, mestre em Educação e Pesquisa pela Universidade de Quebec-Canadá, e mais quatro alunos do curso de Turismo, da Facape. Formado em 2006, o Gecordel tem o objetivo de possibilitar uma reflexão em torno das possíveis consequências das mudanças sofridas pelo cordel, que também provocaram profundas mudanças na produção e recepção desse patrimônio cultural.

Evento: I Congresso Regional sobre Cordel- I CONRCORDEL

Local: Auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE

Data: De 23 a 27 de maio

Inscrições: Recepção da sala dos professores da UPE (das 15h30 às 21h30), com as alunas do Gecordel Bárbara ou Cirlanice (Turismo da FACAPE) ou Mila (Letras Português)

Preço: De 14/05 a 20/05: R$ 60,00 e no dia 23/05: R$ 70,00

Mais informações: gecordelfacape@yahoo.com.br

Confira programação:http://www.facape.br/noticias/noticia605/I_CONRCORDEL.pdf

Nenhum comentário: