domingo, 10 de abril de 2011

Lançamento do livro "Moisés Matias de Moura. O cordel de Fortaleza"


O professor Gilmar de Carvalho irá lançar o livro de sua autoria "Moisés Matias de Moura: o cordel de Fortaleza".

O livro conta com parceria do Museu do Ceará e da Secretaria de Cultura do Ceará - SECULT.

O lançamento será no dia 13 de abril, às 17:30hs, no Museu do Ceará, que fica na Rua São Paulo nº 51 - no centro de Fortaleza.

Segue, abaixo, um resumo do livro enviado pelo professor Gilmar de Carvalho.

"Moisés Matias de Moura, nascido em Pesqueira (PE), em 1891, veio para Fortaleza no final dos anos 1920. Antes, passou uma temporada em Juazeiro do Norte, onde se iniciou nas artes do cordel. Em Fortaleza, trabalhou como guarda da antiga Inspetoria do Trânsito e mantinha uma banca para a venda de folhetos, no Mercado Central, à Rua General Bizerril.

Escreveu e publicou vários folhetos jornalísticos, falando de crimes, inundações, desastres e até um jogo de futebol envolvendo a seleção cearense, jogo “roubado” pelo juiz. O livro pretende seguir a linha de uma história de vida e da interação dele com a Fortaleza dos anos 1940/ 1950, quando sua atuação foi mais intensa. Reúne também dezessete dos mais de cem folhetos que publicou. A pesquisa foi feita nos acervos da Casa de Rui Barbosa e na Biblioteca Amadeu Amaral (RJ), no Mauc (CE) e nas coleções dos bibliófilos cearenses Rubem Amaral Jr. e Jorge Brito, radicados em Brasília. Moisés Matias de Moura faleceu em Fortaleza, em 1976. O lançamento homenageia o aniversário de Fortaleza, cidade com a qual ele estabeleceu uma relação de amor e da qual foi um cronista."

Nenhum comentário: