sexta-feira, 29 de abril de 2011
Exposição: Luiz Karimai
Lançamento Coleção Clássicos do Cordel
quarta-feira, 13 de abril de 2011
Os Nossos Bonecos: memórias do Mercado da Primavera no Museu de Arte Popular
Durante esta edição do Mercado da Primavera, o Museu terá um horário mais alargado e decorrerão diversas actividades de animação no exterior do edifício.
Assim, no dia 15, entre outras actividades, é tempo para ver o Grupo Danças e Cantares do Minho. No dia seguinte exibem-se a Escola de Música Juventude de Mafra, o Grupo Tradicional de Cinfães e o Rancho Folclórico Cantarinhas de Barro.
O encerramento fica a cargo da Sociedade Filarmónica Ermegeirense e do Rancho Folclórico e Etnográfico de Mugideira.
Novo livro de Gilmar de Carvalho reconstrói histórias sobre o cordelista Moisés Matias de Moura
terça-feira, 12 de abril de 2011
domingo, 10 de abril de 2011
Lançamento do livro "Moisés Matias de Moura. O cordel de Fortaleza"
O professor Gilmar de Carvalho irá lançar o livro de sua autoria "Moisés Matias de Moura: o cordel de Fortaleza".
O livro conta com parceria do Museu do Ceará e da Secretaria de Cultura do Ceará - SECULT.
O lançamento será no dia 13 de abril, às 17:30hs, no Museu do Ceará, que fica na Rua São Paulo nº 51 - no centro de Fortaleza.
Segue, abaixo, um resumo do livro enviado pelo professor Gilmar de Carvalho.
"Moisés Matias de Moura, nascido em Pesqueira (PE), em 1891, veio para Fortaleza no final dos anos 1920. Antes, passou uma temporada em Juazeiro do Norte, onde se iniciou nas artes do cordel. Em Fortaleza, trabalhou como guarda da antiga Inspetoria do Trânsito e mantinha uma banca para a venda de folhetos, no Mercado Central, à Rua General Bizerril.
Escreveu e publicou vários folhetos jornalísticos, falando de crimes, inundações, desastres e até um jogo de futebol envolvendo a seleção cearense, jogo “roubado” pelo juiz. O livro pretende seguir a linha de uma história de vida e da interação dele com a Fortaleza dos anos 1940/ 1950, quando sua atuação foi mais intensa. Reúne também dezessete dos mais de cem folhetos que publicou. A pesquisa foi feita nos acervos da Casa de Rui Barbosa e na Biblioteca Amadeu Amaral (RJ), no Mauc (CE) e nas coleções dos bibliófilos cearenses Rubem Amaral Jr. e Jorge Brito, radicados em Brasília. Moisés Matias de Moura faleceu em Fortaleza, em 1976. O lançamento homenageia o aniversário de Fortaleza, cidade com a qual ele estabeleceu uma relação de amor e da qual foi um cronista."quinta-feira, 7 de abril de 2011
Pesquisador do Cordel, Vicente Salles será homenageado em Belém
O escritor paraense Vicente Salles será homenageado pelo Instituto de Artes do Pará com o Prêmio IAP de Artes Literárias, no gênero Ensaio.
Vicente Salles fez uma pesquisa que contribuiu significativamente para os estudos da Literatura de Cordel no Brasil, especialmente para o campo dos estudos sobre a edição e as tipografias de cordel. O livro "Repente e cordel: literatura popular em versos na Amazônia", publicado em 1985, foi um dos primeiros estudos sobre o cordel na região amazônica, pois tradicionalmente a maior parte das pesquisas sobre o cordel enfocam o Nordeste como único lugar de produção desta literatura. Sua pesquisa recuperou a história da Editora Guajarina, de Belém, e foi premiado com o Prêmio Sílvio Romero, concedido pelo IPHAN em 1984.
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Oficina de Literatura de Cordel no Memorial da América Latina
Este é o nome da oficina que o Memorial da América Latina irá promover no próximo 9 de abril.
INSCRIÇÕES GRATUITAS: de segunda à sexta, das 10 às 18 horas, no Anexo dos Congressistas / CBEAL - Memorial da América Latina - São Paulo
O cordel e o cantador
Serviço: Mostra Literária: “Literatura de Cordel”
Abertura: 05 de abril às 19h
Visitação: de 06 a 31 de abril das 8h às 21h
Local: SESC Ler de Gurupi, quadra Al. 03, Lt. 60, Parque Primavera
Entrada gratuita
Informações e visitas orientadas pelo telefone (63) 3316 -1388.
segunda-feira, 4 de abril de 2011
Cordel para crianças
Há muitos e muitos anos
Quando o povo precisou
Contar o que possuía
Pra saber o seu valor (...)