quinta-feira, 3 de março de 2011

VII Patativa do Assaré em Arte e Cultura e II Café Literário com lançamento de "Arcanos do verso: trajetórias da literatura de cordel"







Ontem estive em Assaré participando da VII edição do Patativa do Assaré em Arte e Cultura, um promoção da Secretaria da Cultura de Assaré. Esta festa todos os anos homenageia o poeta cearense que tornou a cidade de Assaré reconhecida na história da literatura brasileira.





Na programação várias atividades: Fórum de Cultura e Turismo do Cariri, mesa redonda sobre patrimômio imaterial, cortejo de artistas, oficinas e apresentações artísticas.

Na festa tive a oportunidade de, entre poetas e cantadores do repente, lançar o livro "Arcanos do Verso: trajetórias da literatura de cordel", vencedor do Prêmio Mais Cultura Patativa do Assaré na categoria de pesquisa, durante o II Café Literário.

Na Escola de Ensino Fundamental e Médio Raimundo Moacir Alencar Mota estavam presentes os poetas e repentistas mais experientes da cidade e foi feita uma belíssima homenagem ao poeta mais "jovem" da cidade, Anacleto Dias, parceiro de Patativa, que nasceu em 1925 e, aos 10 anos de idade já fazia seus primeiros versos.

Em Assaré, por mais de uma vez, tive a oportinidade de constatar um fato interessante: a poesia do repente e o cordel são práticas cotidianas naquele lugar. Existem dezenas de Patativas em Assaré.
Qualquer pessoa que aprecia o cordel não deve deixar de conhecer este lugar, onde a poesia está em cada esquina.

Nenhum comentário: