domingo, 30 de janeiro de 2011

Bonecas Cerâmicas Ritxòkò: Arte E Ofício Do Povo Karajá


O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) apresenta a exposição "Bonecas Cerâmicas Ritxòkò: Arte E Ofício Do Povo Karajá", com venda de bonecas artesanais de cerâmica produzidas nas aldeias indígenas Karajá, localizadas na região central do Brasil, às margens do Rio Araguaia – Planalto Central, Serra do Caiapó.

As ritxòkò, miniaturas de figuras antropomorfas, mitológicas e zoomorfas, modeladas em cerâmica, feitas pelas mulheres Karajá, são objetos culturais no sentido pleno de cultura, como produção ao mesmo tempo material e simbólica. Confeccionadas na atualidade a partir de técnicas antiquíssimas transmitidas pelas mulheres mais velhas às mais novas, como também tendo incorporadas inovações tanto em seus modos de fazer quanto nos significados e usos, as ritxòkò condensam e expressam importantes aspectos da identidade Karajá. São objetos por meio dos quais a mulher aprende a ser oleira e, simultaneamente, aprende e ensina a ser Karajá.

A mostra, que fica em cartaz até 27 de fevereiro, é fruto de pesquisa realizada pela parceria entre o Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás e a Superintendência do Iphan em Goiás, e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Um comentário:

Rosário Pinto disse...

Rosilene,
Mesmo à distância você é muito bem informada. Obrigada por abrir, aqui no Palavra Cultura, a divulgação da Sala do Artista Popular, do CNFCP. Vou repassar a todos do Centro a sua postagem,
bjim,
rosário