quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Pavilhão das Culturas Brasileiras: Puras misturas


O livro Pavilhão das Culturas Brasileiras: Puras misturas, organizado por Adélia Borges e Cristiana Barreto, documenta o projeto da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo de transformar o último edifício ainda ocupado por repartições públicas no Parque Ibirapuera em uma nova instituição museológica: o Pavilhão das Culturas Brasileiras. Com a intenção de ser um espaço onde as diferentes culturas possam encontrar-se, contrapor-se e dialogar, a instituição busca dar visibilidade às coleções pertencentes à municipalidade, tais como a resultante da Missão de Pesquisas Folclóricas, idealizada por Mário de Andrade e empreendida em 1938, e a reunida por Rossini Tavares de Lima na constituição do Museu do Folclore.
O livro está dividido em três partes. A primeira traz o projeto do Pavilhão, elaborado em 2008 por Adélia Borges e equipe para o Departamento de Patrimônio Histórico da Se-cretaria Municipal de Cultura de São Paulo, e constitui uma espécie de certidão de nascimento do Pavilhão, com seu conceito e suas propostas de atuação.

A segunda parte apresenta a exposição Puras misturas, inaugurada em abril de 2010 com o intuito de anunciar a nova instituição. Segundo a curadora geral da exposição, Adélia Borges, “a mostra tem como intenção celebrar a diversidade e a riqueza da cultura bra sileira, além dos diálogos existentes e possíveis entre as culturas consideradas populares ou tradicionais e as chamadas culturas eruditas”.

São cerca de 600 obras, distribuídas em 2.500 metros quadrados, de artistas como Alex Flemming, Arthur Bispo do Rosário, Artur Pereira, Emmanuel Nassar, Farnese de Andrade, Mestre Guarany, Fulvio Pennachi, Gilvan Samico, J. Borges, José Antônio da Silva, Luiz Hermano, Mestre Vitalino, Paulo Laender, Rubem Grilo, Rubem Valentim, Tarsila do Amaral, Ulisses Pereira Chaves, Vicente Rego Monteiro, Victor Brecheret e Zé do Chalé; de designers como Carlos Motta, Fernando e Humberto Campana, Lina Bo Bardi, Lino Villaventura, Marcelo Rosenbaum, Michel Arnoult, Ronaldo Fraga e Ser gio Rodrigues; e de povos indígenas como os Juruna, Kadiwéu, Suiá, Trumai, Tukano, Urubu Kaapor, Wai wai e Wajãpi.

A terceira parte do livro traz ensaios de colaboradores do projeto. A antropóloga Maria Lucia Montes escreve sobre os conceitos de folclore e de arte popular, a educadora Vera Barros relata as reações do público à exposição Puras misturas e o filósofo Eduardo Subirats encerra o livro discorrendo sobre a complexidade dos conceitos de cultura e de popular.

Fonte: http://www.culturaemercado.com.br/resenhas/resenha-pavilhao-das-culturas-brasileiras-puras-misturas/

Nenhum comentário: