domingo, 14 de novembro de 2010

"Bazófias de um cantador pai dégua" : o maior cordel do mundo

O último dia da XX Feira de Livros do SESC foi marcada pela presença do cordelista e rabequeiro Beto Brito. O artista que, hoje é considerado como um dos maiores representantes da literatura de cordel no país, apresentou ao público boa-vistense, o seu o mais recente trabalho.

Como o nome já diz, o livro Bazófias de um cantador pai dégua - O Maior cordel do Mundo, é considerado a maior obra de cordel já editada no país. Beto trabalha agora para fazer com que esse título seja reconhecido pelo Guinness.

E o artista avisa, esta é só a primeira parte da obra. Bazófias de um cantador pai d'égua, contém 1.400 estrofes de retalhos de cordel, ilustrados em 384 páginas, que totaliza mais de 270 mil caracteres.

“O primeiro capítulo de Bazófias é resultado de um trablho de três anos. Mas já estou escrevendo a próxima parte e o público pode esperar”, disse Beto.

Quando questionado sobre a sua influência, o artista é direto: a convivência com o folclore e a cultura nordestina é a sua fonte de inspiração. “Meu trabalho é essa mistura das mais variadas formas de manifestações culturais do Nordeste. É uma mostra da tradição do cordel, das emboladas, das trovas e de todas as outras formas de expressões artísticas populares com as quais tive contato”, disse o autor.

Além de escrever, Beto Brito, também se dedica à música. E antes do lançamento do seu livro, o artista fez a passagem de som no Palco do Ginásio do SESC Mecejana, empolgando o público presente que pôde conhecer a experimentação musical do artista. Mesmo no teste de som, Beto Brito e sua banda, arracaram aplausos de uma plateia empolgada.

Artista - Beto ganho destaque no cenário musical ao agregar a poesia do cordel, ao som da rabeca, modernizando seu trabalho com guitarras distorcidas, violas, zabumbas, cítaras e até grooves eletrônicos. Uma mistura sonora que proporciona uma agradável e curiosa experiência musical.

O trabalho desse artista genuinamente brasileiro pode ser conferido no seu mais novo CD, Imbolê, que inclui 14 faixas musicais e mais 12 livretos autorais, recheados de martelos, ditados populares e emboladas.

Fonte:http://www.boavistaagora.com.br

Nenhum comentário: