quarta-feira, 30 de junho de 2010

A exposição reúne obras do Mestre Manoel Graciano, um dos mais prestigiados escultores vivos no Estado do Ceará


Dragão do Mar abre exposição sobre Mestre Graciano

Obra do Mestre Manoel Graciano/Ceará

Na próxima sexta-feira, 02 de julho, o Memorial da Cultura Cearense (MCC) do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura abre a exposição “Mestre Graciano & Família”, que fica em cartaz até o dia 29 de agosto nas salas 01 e 02 do MCC.

A exposição reúne obras do Mestre Manoel Graciano, um dos mais prestigiados escultores vivos no Estado do Ceará e reconhecido como uma das maiores expressões artísticas de sua região, o Cariri, além de peças de duas gerações posteriores de artistas da família, como é o caso de seu filho Francisco Graciano e de seu neto Giovani, de apenas 15 anos.

Em uma das salas, obras clássicas, peças nunca expostas e parte da produção recente de Manoel Graciano, que atualmente se vê obrigado a não mais criar por questões de saúde. Na outra sala, uma espécie de “confronto” com a obra de seus familiares e descendentes, entre esculturas em madeira, em cabaça e pinturas em lona em tamanho grande, que, segundo Titus Riedl, são uma das novidades da exposição.

“Mestre Graciano & Família” trabalha ainda a questão da acessibilidade para pessoas com deficiência visual, através de obras que podem ser tocadas e de materiais de cabaça, matéria-prima de algumas das peças. Para pessoas com deficiência auditiva, um vídeo com informações sobre a exposição servirá de conteúdo complementar à visualização das obras.

A montagem da exposição conta com obras de Manoel Graciano que compõem parte do acervo do Memorial da Cultura Cearense (MCC) do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e de coleções particulares, entre peças pertencentes a Violeta Arraes, Dodora Guimarães e Germana Vitoriano. Para Titus Riedl, a exposição também visa a ressaltar dois pontos: tanto a importância de se criar, manter e divulgar um acervo de obras de artistas da nossa cultura em instituições como o MCC, quanto a importância de incentivar a figura do colecionador local, que volta os olhares para sua própria cultura e valoriza sua arte popular.

Fonte: Secretaria de Cultura do Ceará - SECULT

Nenhum comentário: