quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Lançamento: Romaria dos Versos - Mulheres Cearenses Autoras de Cordel

A pesquisadora Fanka Santos lançou no último dia 11 o livro "Romaria dos Versos - Mulheres Cearenses Autoras de Cordel". Trata-se de um excepcional estudo sobre a autoria feminina na literatura de cordel, em particular, a contribuição das mulheres cearenses na produção poética brasileira. Todos que estudam a literatura de cordel sabem o quanto, até a publicação deste livro, a literatura de cordel é uma arena masculina. Pouco se sabe sobre a presença feminina na cantoria e na escrita do cordel, o que não quer dizer que as mulheres não participam do universo poético do cordel, ao contrário, o que havia era um silenciamento sobre a questão. Portanto este trabalho oferece uma visibilidade sobre os lugares ocupados pelas mulheres na escrita do cordel.
Há muitos anos Fanka Santos vem pesquisando e escrevendo sobre esta importante questão, que foi tema de sua dissertação de mestrado em Literatura pela UFPB e agora no doutorado na mesma instituição. Neste livro a autora pesquisou em diversos acervos espalhados no Brasil e também no Fundo Raymond Cantel da Universidade de Poitiers, onde realizou estágio.
O livro "Romaria dos Versos - Mulheres Cearenses Autoras de Cordel" é uma publicação do SESC de Juazeiro do Norte, através do projeto SEScordel que promove a difusão da literatura de cordel produzida no cariri cearense.
Fanka Santos é professora da Universidade Federal do Ceará, campus do Cariri.

Um comentário:

Don Severo disse...

Esta iniciativa vem de encontro ao que tenho comentado em minhas pesquisas, por mais que estas se apoiem em documentos resumidos; ou beseadas em pesquisas de pesquisas. Tenho perguntado e procurado, entre mulheres autoras de cordeis, o que de fato, significa para estas, avançar ou alçar vôo num universo aparentemente masculino. Sei, de imediato, que não é e nunca foi por deficiência de talento. Creio que apenas precisamos, motivar e provocar-las ao aprofundamento para a convergência entre escrever e publicar. Por tudo que pesquisou a autora merece os meus parabéns e de todos/as os/as autores/as brasileiros e brasileiras.

Severino Honorato - Rio de Janeiro/RJ.