segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Lançamento: 100 Cordéis Históricos

Os esudos sobre literatura de cordel acabam de ganhar uma contribuição importante. No dia 09 de setembro ocorreu o lançamento do livro "100 cordéis históricos segundo a Academia Brasileira de Literatura de Cordel". Publicação cuidadosa, em dois volumes, financiada pela Petrobrás e pela Lei de Incentivo a Cultura, trata-se da reprodução integral de 100 dos títulos mais conhecidos e populares da literatura de cordel. A edição é resultado do trabalho de pesquisa entre a Academia Brasileira de Literatura de Cordel e o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular. A seleção dos títulos foi organizada pelo poeta Gonçalo Ferreira da Silva, atual presidente da ABLC, cuja sede está situada no agradável bairro de Santa Tereza, no Rio de Janeiro. É do conhecimento de todos que a quantidade de títulos da literatura de cordel é incalculável, bem como torna-se uma tarefa difícil uma seleção dos mais importantes do ponto de vista histórico. Toda seleção pressupõe a exclusão de outros, o que não invalida a importância da iniciativa, uma vez que muitos folhetos reproduzidos nesta publicação são considerados hoje como raridades, dada a distância temporal que nos separa das primeiras tiragens e da própria fragilidade do papel utilizado para a confecção dos folhetos.
Nesta seleção foram incluídos, dentre outros, os seguintes livros: O cachorro dos mortos; Batalha de Oliveiros com Ferrabrás; História da Donzela Teodora; História de Zezinho e Mariquinha, O Romance do Pavão Misterioso; Viagem a São Saruê; O Enjeitado de Orion; O verdadeiro romance do herói João de Calais; O prêmio da inocência; As diabruras de Pedro Malazartes.
Os organizadores da coletânea prestigiaram os autores antigos, sendo o primeiro de autoria de Silvino Pirauá (nascido em 1848) e o último Expedito Sebastião da Silva (nascido em 1928).
Como afirmei anteriormente, toda seleção se faz a partir de critérios e mesmo considerando que muitos títulos e autores importantes ficaram de fora, é inegável a contribuição desta coletântea para pesquisadores e leitores da literatura de cordel.
Certamente os leitores desta coletânea terão muitas horas de puro deleite e aqueles que ainda não conhecem a boa literatura de cordel produzida no Brasil terão um grande prazer em conhecê-la.
O leitor poderá conhecer melhor a literatura de cordel brasileira acessando os sites da ACBL e do CNFCP:
www.cnfcp.com.br/

Um comentário:

Rosário Pinto disse...

Excelente a notícia sobre o lançamebnto dos 100 cordéis históricos. Há anos a ABLC faz parceria com o CNFCP.
Gostaria e informar que o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular/CNFCP lançou, no dia 22 de agosto 2008, seu Portal, totalmente renovado. Além dos acervos digitais e da Revista Brasileira de Folclore e CUltura Popular (41 fascículos - para baixar), há inúmeros outros textos, de grandes pesquisadores, sobre folclore e cultura popular. VALE À PENA CONFERIR!!!. Anotem lá o NOVO ENDEREÇO:
www.cnfcp.gov.br.
Atenciosamente,
Maria Rosário Pinto
Cordelteca
BIblioteca Amadeu Amaral/CNFCP/IPHAN