sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Exposição Thomaz Farkas na Cinemateca Brasileira

A Cinemateca Brasileira, com apoio da Pinacoteca do Estado de São Paulo, realização entre os dias 26 de novembro a 18 de dezembro a exposição da obra de Thomaz Farkas.
THOMAZ FARKAS é fotógrafo, produtor e diretor de cinema. Nasceu na Hungria em 1924 e imigrou para São Paulo em 1930. Seu pai foi proprietário da Fotocópica, uma das primeiras lojas de equipamento fotográfico do país, que Farkas dirigiu até 1997. Farkas registrou a construção de Brasília e foi professor do departamento de jornalismo da Escola de Comunicação e Artes da USP, trabalhou no laboratório de fotografia do MASP que ajudou a criar.
Atuou como produtor e diretor de importantes documentários sobre a cultura popular no Brasil. Foi diretor da  Cinemateca Brasileira entre 1993 e 1995. Hoje Farkas é Presidente Emérito da Cinemateca. 
Quem estiver em São Paulo durante estes dias deve aproveitar a mostra que registra imagens importantes do Brasil no século XX.


CINEMATECA BRASILEIRA
www.cinemateca.gov.br


terça-feira, 25 de novembro de 2008

I Colóquio sobre Literatura de Cordel: oralidade, mídia e produção de sentido

No último dia 20 participei em Belo Horizonte do I Colóquio sobre Literatura de Cordel: oralidade, mídia e produção de sentido, promovido pela UFMG. Durante um dia os participantes o evento tiveram a honra de ouvir um seleto grupo de pesquisadores da literatura de cordel.
Todos, esta foi a minha impressão e os depoimentos confirmam, saíram enriquecidos com as conferências. Os textos apresentados no evento farão parte de uma publicação que estará nas livrarias e nas mãos dos leitores em breve. A idéia é manter os encontros e premiar outras cidades com o evento.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

I Seminário Imagens & Narrativas




Será realizado no dia 01 de dezembro, no Centro Cultural da UERJ, o I Seminário Imagens e Narrativas. A programação do encontro tem como objetivo promover o debate sobre a utilização da imagem na pesquisa etnográfica. Haverá apresentação de pesquisas e ensaios fotográficos. O Seminário é promovido por estudantes e pesquisadores do grupo Imagens, Narrativas e Práticas Culturais do CNPq/UERJ.

I Congresso Brasileiro de Poetas Cordelistas, Editores e Folheteiros

Como parte da programação da VIII Bienal Internacional do Livro do Ceará ocorreu, no último dia 16, o I Congresso Brasileiro de Poetas Cordelistas, Editores e Folheteiros. Iniciativa importante, este evento traz uma novidade: a participação dos editores e folheteiros. Não se trata aqui de diminuir a importância do artista, do poeta que escreve o folheto, mas de reconhecer o fundamental trabalho, muitas vezes anônimo, da figura do editor e do folheteiro. Talvez na literatura de cordel essas figuras tenham se confundido muito, pois a maior parte dos poetas concilia as funções de editor e vendedor de folhetos. Mas a visibilidade para o processo de edição do cordel e de sua comercialização, assim como a história da edição do cordel, também precisa ser registrada, uma vez a maioria dos poetas consagrados do cordel também possuíram tipografia e editaram folhetos. Senão vejamos apenas alguns exemplos: Leandro Gomes de Barros, João Martins de Athayde, Manoel Camilo dos Santos, Joaquim Batista de Sena, João José da Silva, José Bernardo da Silva. Todos estes poetas conciliaram as funções de escritor e editor.

Segue a programação do Congresso:
14:00h - sessão solene de abertura com o poeta paraibano Mestre Azulão
14:50h - mesa redonda: a atual situação da Literatura de Cordel. Participações: Marco Haurélio (SP), Assis Ângelo (SP), João Firmino Cabral (SE), Lucarocas (CE) e Vidal Santos (CE).
16:00h - mesa redonda: o Cordel na Sala de Aula. Participações: Rouxinol do Rinaré (CE), Arievaldo Viana (CE), Guaipuan Vieira (CE), Mestre Azulão, Pardal (CE) e Mestre Bule-Bule (BA).
17h20 - mesa redonda: As Novas Perspectivas para a Literatura de Cordel. Participações: Klévisson Viana (CE), Flávio Martins (CE), Marco Haurélio (SP) e Zé Maria de Fortaleza (CE).
18:00 – apresentação dos poetas: Mestre Bule-Bule, Francisco Melchíades (CE), Klévisson Viana e Sérgio Severo (CE).

Durante toda a bienal, até o dia 21 de novembro, haverá a Feira de Cordel, das 9 às 22 horas.

8ª Bienal Internacional do Livro do Ceará – Até 21 de novembro, das 9h às 22h no Centro de Convenções do Ceará (Av Washington Soares, 1141).

domingo, 16 de novembro de 2008

MEC seleciona livros sobre cordel

O Ministério da Educação, através do Programa Nacional da Biblioteca Escolar - PNBE - selecionou 5 publicações relacionadas ao cordel que serão indicadas em 2009. Os livros são adaptações de clássicos da literatura universal para o formato utilizado pelo cordel.
Veja as indicações:

1 - A AMBIÇÃO DE MACBETH - Arievaldo Viana - Cortez Editora
2 - A MEGERA DOMADA - Marco Haurelio - Nova Alexandria
3 - OS MISERÁVEIS - Klévisson Viana
4 - O CORCUNDA DE NOTRE DAME - João Gomes de Sá
5 - O MUNDO DO CORDEL - Moreira de Acopiara.

Palestra sobre Leandro Gomes de Barros na Bienal do Ceará

No próximo dia 21, como parte da programação da VIII BIENAL DO LIVRO DO CEARÁ, ocorrerá palestra sobre o poeta paraibano Leandro Gomes de Barros , grande mestre da literatura de cordel brasileira como poeta e editor. Os pesquisadores da literatura de cordel no Brasil costumam afirmar que foi Leandro Gomes de Barros quem nos deu régua e compasso, tamanha sua influência sobre este gênero literário.
A palestra será ministrada pelo poeta e pesquisador Arievaldo Viana, às 16h no Centro de Convenções de Fortaleza.

sábado, 15 de novembro de 2008

Manoel Monteiro: animação em vídeo

O poeta de Campina Grande (Paraíba) Manoel Monteiro é homenageado no curta "Manoel Monteiro em vida, verso e prosa". O vídeo é uma produção da Video Verso e Prosa e foi selecionado em 2006 pelo pelo DOCTV III - programa de fomento à produção e teledifusão de documentários da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais-ABEPEC e Fundação Padre Anchieta/TV Cultura.
Vale conferir.

http://br.youtube.com/watch?v=N1m20ndzNZM&feature=related

J. Borges: "Davi Contra os Pau Mandados de Golias"

O xilogravurista de Bezerros (Pernambuco), cujo traço é inconfundível e tornou-se atualmene um dos maiores artistas da gravura em madeira no Brasil, tem seus desenhos transformados em vídeo. Trata-se do filme "Davi Contra os Pau Mandados de Golias", dirigido por Edu Felistoque.
É interessante observar que nos últimos anos a literatura de cordel e a xilogravura estão em amplo diálogo com a linguagem do vídeo e as novas mídias, como a internet. Parece que o casamento vem dando certo e esse diálogo veio para ficar.
Acesse: http://br.youtube.com/watch?v=CgvbUeFKadg

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Lançamento: Romaria dos Versos - Mulheres Cearenses Autoras de Cordel

A pesquisadora Fanka Santos lançou no último dia 11 o livro "Romaria dos Versos - Mulheres Cearenses Autoras de Cordel". Trata-se de um excepcional estudo sobre a autoria feminina na literatura de cordel, em particular, a contribuição das mulheres cearenses na produção poética brasileira. Todos que estudam a literatura de cordel sabem o quanto, até a publicação deste livro, a literatura de cordel é uma arena masculina. Pouco se sabe sobre a presença feminina na cantoria e na escrita do cordel, o que não quer dizer que as mulheres não participam do universo poético do cordel, ao contrário, o que havia era um silenciamento sobre a questão. Portanto este trabalho oferece uma visibilidade sobre os lugares ocupados pelas mulheres na escrita do cordel.
Há muitos anos Fanka Santos vem pesquisando e escrevendo sobre esta importante questão, que foi tema de sua dissertação de mestrado em Literatura pela UFPB e agora no doutorado na mesma instituição. Neste livro a autora pesquisou em diversos acervos espalhados no Brasil e também no Fundo Raymond Cantel da Universidade de Poitiers, onde realizou estágio.
O livro "Romaria dos Versos - Mulheres Cearenses Autoras de Cordel" é uma publicação do SESC de Juazeiro do Norte, através do projeto SEScordel que promove a difusão da literatura de cordel produzida no cariri cearense.
Fanka Santos é professora da Universidade Federal do Ceará, campus do Cariri.