quinta-feira, 30 de outubro de 2008

I Colóquio sobre Literatura de Cordel: oralidade, mídia e produção de sentido

A Faculdade de Letras da UFMG, através do Núcleo de Análise do Discurso, realizará no dia 21 de novembro o
I Colóquio sobre Literatura de Cordel: oralidade, mídia e produção de sentido.
O evento terá a seguinte programação:

Apresentação cultural do cantador Antônio Barreto (Salvador) 8:30h
Mesa-Redonda – 09:30h
Mediadora: Profa. Dra. Ida Lúcia Machado
(Coordenadora do NAD/UFMG)
Profa. Dra. Ria Lemaire (Universidade de Poitiers / França)
Profa. Dra. Sylvie Debs (Universidade de Strasbourg 3/SCAC BH)
Profa. Fanka Santos (UFC/Cariri)
Maurílio Antônio Dias (UFBA)Profa. Maria Alice Amorim (PUC/SP)

Mesa-Redonda – 14:00h
Mediador: Prof. Dr. Wander Emediato (vice-diretor da Faculdade de Letras da UFMG)
Profa. Dra. Jerusa Pires Ferreira (PUC/SP)
Prof. Dr. Gilmar de Carvalho (Departamento de Comunicação sociaI/UFC)
Profa. Andréa Betânia da Silva (UNEB)
Profa. Dra. Ana Maria Galvão (FAE/UFMG)Simone Mendes (Doutoranda/UFMG)

sábado, 18 de outubro de 2008

NEXTIMAGEM


Aqui vai uma importante dica aqueles que gostam e/ou pesquisam ou desejam refletir mais a respeito da utilização da imagem nas ciências sociais. O Núcleo de Experimentações em Etnografia e Imagem - NEXTimagem - vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ, tem se consolidado como um espaço de discussão e pesquisa sobre linguagem imagética.

No seu espaço na net, o NEXTimagem permite ao internauta ver um grande número de filmes etnográficos produzidos no mundo inteiro, entrevistas com antropólogos, textos e conhecer um pouco das pesquisas que estão sendo desenvolvidas no grupo por alunos da graduação e pós-graduação do IFCS/UFRJ.

O NEXTimagem é coordenado pelo professor Marco Antônio Gonçalves (PPGSA/UFRJ) e aberto ao diálogo e colaboração dos afins.



Núcleo de Experimentações em Etnografia e Imagem
Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia - IFCS - UFRJ
Largo de São Francisco de Paula, 1 sl420
Rio de Janeiro - RJTel/Fax: +55(21) 2224-8965 ramal 4

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Lançamento de livro: "O Real Imaginado: etnografia, cinema e surrealismo em Jean Rouch"

No proximo dia 23/10, o professor Marco Antônio Gonçalves irá lançar o livro "O Real Imaginado: etnografia, cinema e surrealismo em Jean Rouch" na livraria Argumento (Leblon) às 19h. Marco Antonio Gonçalves é professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do IFCS-UFRJ, pesquisador do CNPq e coordenador do Núcleo de Experimentações em Etnografia e Imagem - NEXTIMAGEM.
Neste trabalho Marco Antônio analisa a obra de Jean Rouch (1917-2004), etnógrafo francês que marcou a utilização do cinema na pesquisa etnográfica. O livro trata especialmente os filmes Os mestres loucos; Eu, um negro e Jaguar, que fazem parte da chamada “trilogia migratória”, realizados na África. Estes são considerados os mais etnográficos dentre os 107 filmes dirigidos pelo engenheiro, doutor em letras, etnógrafo e explorador.
O livro é uma edição da Ed. Topbooks / UFRJ.

Para conhecer melhor o trabalho do professor Marco Antônio Gonçalves e do NEXTIMAGEM, acesse:
http://www.nextimagem.com/

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Lançamento: 100 Cordéis Históricos

Os esudos sobre literatura de cordel acabam de ganhar uma contribuição importante. No dia 09 de setembro ocorreu o lançamento do livro "100 cordéis históricos segundo a Academia Brasileira de Literatura de Cordel". Publicação cuidadosa, em dois volumes, financiada pela Petrobrás e pela Lei de Incentivo a Cultura, trata-se da reprodução integral de 100 dos títulos mais conhecidos e populares da literatura de cordel. A edição é resultado do trabalho de pesquisa entre a Academia Brasileira de Literatura de Cordel e o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular. A seleção dos títulos foi organizada pelo poeta Gonçalo Ferreira da Silva, atual presidente da ABLC, cuja sede está situada no agradável bairro de Santa Tereza, no Rio de Janeiro. É do conhecimento de todos que a quantidade de títulos da literatura de cordel é incalculável, bem como torna-se uma tarefa difícil uma seleção dos mais importantes do ponto de vista histórico. Toda seleção pressupõe a exclusão de outros, o que não invalida a importância da iniciativa, uma vez que muitos folhetos reproduzidos nesta publicação são considerados hoje como raridades, dada a distância temporal que nos separa das primeiras tiragens e da própria fragilidade do papel utilizado para a confecção dos folhetos.
Nesta seleção foram incluídos, dentre outros, os seguintes livros: O cachorro dos mortos; Batalha de Oliveiros com Ferrabrás; História da Donzela Teodora; História de Zezinho e Mariquinha, O Romance do Pavão Misterioso; Viagem a São Saruê; O Enjeitado de Orion; O verdadeiro romance do herói João de Calais; O prêmio da inocência; As diabruras de Pedro Malazartes.
Os organizadores da coletânea prestigiaram os autores antigos, sendo o primeiro de autoria de Silvino Pirauá (nascido em 1848) e o último Expedito Sebastião da Silva (nascido em 1928).
Como afirmei anteriormente, toda seleção se faz a partir de critérios e mesmo considerando que muitos títulos e autores importantes ficaram de fora, é inegável a contribuição desta coletântea para pesquisadores e leitores da literatura de cordel.
Certamente os leitores desta coletânea terão muitas horas de puro deleite e aqueles que ainda não conhecem a boa literatura de cordel produzida no Brasil terão um grande prazer em conhecê-la.
O leitor poderá conhecer melhor a literatura de cordel brasileira acessando os sites da ACBL e do CNFCP:
www.cnfcp.com.br/

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Lançamento do livro Imagens na História

No IV Simpósio Nacional de História Cultural (www.historiacultural2008.ucg.br), será lançado o livro “Imagens na História: objetos de História Cultural" (São Paulo: Editora Hucitec, 2008). Essa publicação reúne os trabalhos apresentados nas mesas redondas do III Simpósio Nacional de História Cultural realizado em Florianópolis em 2006.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Os livros e suas ordens

Provavelmente você estará lendo esse pequeno texto solitariamente e em silêncio. Mas, para a surpresa de muitos, nem sempre foi assim. E, provavelmente, no futuro, você poderá estar lendo esse texto de outro modo. O caráter histórico e cultural da escrita, da leitura e do livro, são o tema de A Ordem dos Livros, escrito pelo historiador francês Roger Chartier e publicado no Brasil em 1995.
No link abaixo, uma resenha deste livro que escrevi para a Revista Saeculum, editada pelo Departamento de História da UFPB.

http://www.cchla.ufpb.br/saeculum/saeculum02_res01_melo.pdf

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Escrito nas Estrelas: almanaques astrológicos, relicários do tempo, prognósticos do destino


Poucas pessoas conhecem os almanaques astrológicos, publicados pelos profetas do tempo. Os almanques são pequenos livros, anuários, de orientação meteorológica para
agricultores editados no Brasil. Estes livros apresentam e articulam saberes no
campo da astrologia, numerologia, magia e prognósticos. O artigo abaixo, publicado nos anais do XIII Encontro de História da ANPUH-Rio, traz informações sobre um aspecto pouco conhecido da história do livro e da leitura no Brasil.

http://www.encontro2008.rj.anpuh.org/resources/content/anais/1212968077_ARQUIVO_ANPUHRIO2008Textocompleto.pdf